Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 17 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

PF prende 52 no Pará por fraude de R$ 22 mi no INSS e no IR

30 Out 2009 - 17h50Por Folha Online

A Polícia Federal cumpriu até a tarde desta sexta-feira 52 dos 58 mandados de prisão do Pará relativos à Operação Flagelo II, que tem como objetivo reprimir crimes contra o sistema previdenciário e tributário no Estado.

A operação, organizada pela PF com a colaboração do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e do Ministério Público Federal, ainda cumpre 70 mandados de busca e apreensão. Todos os mandados foram expedidos pela Justiça Federal do Pará.

Até o momento, as investigações apontam para um prejuízo de aproximadamente R$ 22,2 milhões aos cofres da União. Segundo a PF, esse montante deve ser elevado conforme forem analisados os documentos apreendidos.

Além dos 52 integrantes do grupo, foram apreendidos nove carros, três motos, uma máquina de costura profissional --usada nas falsificações dos documentos-- e vários documentos falsos.

De acordo com as apurações, o esquema criminoso se organizava em vários núcleos. Um deles, de intermediários, era encarregado de captar pessoas interessadas em obter benefícios previdenciários.

Um segundo núcleo, de servidores do INSS, era incumbido de receber os pedidos de benefícios previdenciários e fazer falsos lançamentos nos sistemas informatizados para concessão de benefícios.

Havia ainda um grupo responsável por obter empréstimos consignados no benefício fraudulento e outro que realizava o saque de dinheiro nos bancos. Por fim, havia ainda um núcleo encarregado de falsificar os documentos necessários a serem utilizados nas fraudes.

Durante as investigações, segundo a Receita, ficou constatado que, além de 800 benefícios previdenciários fraudulentos, o grupo utilizaria os documentos falsos para realização de empréstimos consignados, tomada de empréstimos em bancos, constituição irregular de empresas e restituição indevida do Imposto de Renda.

Leia Também

TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 87,4 mil casos e 133 mortes em 24 horas
HOMICIDIO EM SÉRIES
Bandido que comia olhos, orelhas e bebia sangue de vítimas é preso
COVID NO BRASIL
Brasil tem em 24 horas, mais 70.765 novos casos de covid-19
FAMILIA GRANDE
Mãe dá à luz quíntuplos em maternidade de São Paulo
joao 5 39 examinais as escrituras 2_3 LIÇÕES DA BIBLIA
Por meio Dele Deus fez o Universo