Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 22 de outubro de 2021
Busca
Brasil

PF prende 40 em cinco Estados por golpes pela internet

2 Dez 2005 - 07h36
A Polícia Federal prendeu 40 pessoas de uma quadrilha especializada em aplicar golpes pela internet, nesta quinta-feira, durante a Operação Pontocom. Os hackers criavam páginas falsas de bancos e enviavam ofertas e propostas de negócios para capturar informações confidenciais como CPFs e senhas de correntistas, com as quais transferiam dinheiro para laranjas. Também usavam os recursos para quitar contas telefônicas, de água e energia e pagar multas de trânsito. Uma estimativa inicial da Polícia Federal indica que o prejuízo ao sistema financeiro nacional chegava a R$ 1 milhão por mês.

O líder da quadrilha é um empresário de 30 anos que vive em Porto Alegre. Além dele, foram presos outros 30 integrantes da quadrilha no Rio Grande do Sul, quatro em Santa Catarina, três no Paraná, um em São Paulo e um em Salvador. Os participantes dos golpes serão indiciados por furto qualificado, receptação, formação de quadrilha e interceptação de dados não autorizada.

A Polícia Federal investigava o caso havia cinco meses. Na operação foram usados 280 agentes nos cinco Estados Brasileiros. No início da noite, a polícia ainda tentava cumprir os cinco mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça restantes.

Segundo a PF de Florianópolis, os hackers estavam vendendo o software que permitia o golpe para todo o Brasil. Igor Soares da Silva, sua mulher, Emily Rochinscki, Michele Lívia Cândido e Anderson Claiton Correia foram presos onde funcionava o núcleo do grupo em Santa Catarina. Com o rastreamento de ligações telefônicas, conseguiu-se o mandado de busca e apreensão, executado nesta quinta.

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro