Menu
SADER_FULL
sábado, 30 de maio de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

PF investiga contrabando de agrotóxicos há 2 anos

8 Mai 2007 - 13h39
Em novembro de 2005 a Polícia Federal deu início às investigações sobre esquema de contrabando de agrotóxico que culminou na “Operação Campo Verde” deflagrada hohe nos Estados do Paraná, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Conforme informações da PF de Foz do Iguaçu (PR), os grupos criminosos utilizavam o mesmo “modus operandi”, compravam o produto na China e introdução em território nacional, pela região da tríplice fronteira e, a partir dai seguia para Goiás e de lá, eram distribuídos para os Estados de Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

O esquema envolvia policiais militares e civis que facilitavam a prática criminosa recebendo pagamento em troca. No ano passado a “Operação Gato de Botas” desenvolvida em Mato Grosso do Sul desmantelou esquema de favorecimento de contrabando de vários produtos, dentre eles agrotóxicos, por policiais rodoviários estaduais.

Conforme a PF, o agrotóxico de origem ilícita era distribuído pelo oeste paranaense e depois era contrabandeado. Muitos dos produtos vendidos são banidos alto grau de nocividade ao meio ambiente e à saúde humana. No Paraná estão sendo cumpridos 26 mandados de prisão (preventiva/temporária), e 55 mandados de busca e apreensão, em Goiás 21 mandados de prisão (preventiva/temporária) e 52 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Foz do Iguaçu e Rio Verde/GO. As investigações tiveram início em novembro de 2005 em Jataí/GO e março de 2006 na cidade de Foz do Iguaçu/PR. A nota oficial não informa mandados a serem cumpridos em Mato Grosso do Sul.

Os presos são investigados por formação de quadrilha, importação ilegal de agrotóxicos, produção e transporte de agrotóxico sem cumprimento das exigências legais, contrabando e sonegação fiscal. Participam da Operação 627 policiais federais sendo, 326 no Paraná e 301 em Goiás.
 
 
 
Campo Grande News

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRIO, AR SECO E COVID-19
Frio, ar seco e covid-19, 'vassourinhas' do sistema respiratório ficam preguiçosas com o frio
ESCALADA DE ENTERROS
Brasil aproxima de 26 mil mortes por covid 19
ESTUPRO
Homem é preso em flagrante tentando estuprar mulher desacordada
AUXILIO EMERGENCIAL
A 2ª parcela do auxílio de R$ 600 foi cancelada? Saiba como resolver o problema
CORONAVIRUS NO BRASIL
Covid-19: Brasil passa dos 400 mil casos confirmados e 25 mil mortes
MORTES CONTINUAM
Brasil é o 2º país no mundo com infectados com o coronavirus
FRAUDE
URGENTE! 160 mil possíveis FRAUDES no auxílio emergencial de R$600
COVID-19
URGENTE! Zezé Di Camargo e Luciano testam positivo para a Covid-19
BONITO - MS - COVID-19
Pandemia faz empresas demitirem 29% dos funcionários do setor de turismo de Bonito (MS)
VITIMA DA COVID 19
'Mãe' de Jojo Todynho morre de Covid-19