Menu
SADER_FULL
domingo, 24 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Petrobras poderá aceitar reajuste do gás boliviano

18 Ago 2006 - 14h12

O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, afirmou nesta sexta-feira que a Petrobras poderá aceitar o reajuste do preço do gás natural importado da Bolívia, medida que está sendo exigida pelo presidente do país vizinho, Evo Morales.

Rondeau descartou, no entanto, que tenha cunho político a decisão da Petrobras de adiar por dois meses a solução sobre a questão. Segundo ele, a estatal poderá aumentar os preços do gás, se a YPFB, estatal boliviana que pleiteia ajuste do produto, conseguir convencer a companhia brasileira de que a elevação é justa.

"A posição não é de aceitar, é de negociar dentro do limite razoável... se houver naturalmente uma clareza de que existe o prejuízo da parte do fornecedor, é claro que a Petrobras não agiria de uma forma unilateral", afirmou.

Segundo Rondeau, cabe à Bolívia mostrar que há desequilíbrio no processo. "O problema é que estamos esperando que eles demonstrem isso... a tese da Petrobras é que não há desequilíbrio", explicou, sem saber justificar o motivo da prorrogação do prazo para meados de outubro, após as eleições.

"Não existe nenhum vínculo entre a decisão do preço do gás com as eleições, o que há é a discussão de duas empresas que estão enxergando sob um ponto de vista diferente e não chegaram a um acordo", frisou.

A especulação sobre o adiamento ter como objetivo evitar um aumento de preços em pleno processo eleitoral, o que poderia prejudicar a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi reforçada na quinta-feira, quando a Petrobras anunciou a postergação, também por dois meses, de investimentos de US$ 2 bilhões na Venezuela de Hugo Chávez.

O ministro disse ainda que poderá antecipar a 9ª rodada de licitações de áreas petrolíferas e de gás para o primeiro semestre de 2007, leilão feito geralmente no segundo semestre, mas não deu explicações. A 8a rodada acontece em novembro.

Ele informou também que, apesar da possibilidade de o início do horário de verão ser adiado para novembro em função das eleições, não se cogita prorrogar seu término, normalmente em fevereiro.

 

Invertia

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA