Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Peticionamento nas varas digitais passa a ser apenas eletrônico

4 Out 2010 - 10h06Por TJ / MS

A partir deste dia 4 de outubro o peticionamento nas varas digitais (onde tramitam processos digitais) passa a ser exclusivamente eletrônico.

Na prática, significa que as petições iniciais e também as intermediárias somente poderão ser encaminhadas pela internet, pois o peticionamento no formato tradicional, ou seja, o recebimento físico das petições ou mesmo das peças para serem digitalizadas não mais ocorrerá.

Em Campo Grande o peticionamento exclusivamente eletrônico entra em vigor nas varas dos juizados cíveis e criminais, com exceção das 7ª, 8ª e 9ª Varas que ainda operam com processos físicos. Também será apenas eletrônico o peticionamento nas seguintes varas do Fórum da Capital: 17ª, 18ª, 19ª e 20ª Varas Digitais; nas quatro Varas de Família, nas duas Varas de Execução Penal (1ª e 2ª VEP) e também na Vara de Execução Fiscal Municipal e Auditoria Militar.

O peticionamento também passa a ser eletrônico para todos os processos de Bataiporã, Cassilândia e Dois Irmãos do Buriti além dos juizados de Três Lagoas, Corumbá e Dourados.

O serviço de peticionamento eletrônico para todas estas varas estará disponível das 6 horas às 23 horas, considerando a hora oficial do Estado de Mato Grosso do Sul.

Orientações

Para que os operadores do direito possam se familiarizar com as novas rotinas que deverão ser adotadas, estão disponíveis quatro manuais além de outras informações importantes no link “Processo Digital” disponível na página inicial do Tribunal de Justiça.

Ao acessar a opção “Manuais” é possível ter acesso ao “Manual das Varas Digitais” (http://www.tjms.jus.br/webfiles/producao/GP/arquivos/manual_varas_digitais.pdf), “Manual de Cadastro de Advogados” (http://www.tjms.jus.br/webfiles/producao/GP/arquivos/manual_cadastro_advogados.pdf), “Manual de Peticionamento Eletrônico de Iniciais” (http://www.tjms.jus.br/webfiles/producao/GP/arquivos/manual_peticionamento_eletronico_iniciais.pdf) e “Manual de Peticionamento Eletrônico de Intermediárias” (http://www.tjms.jus.br/webfiles/producao/GP/arquivos/manual_peticionamento_eletronico_intermediarias.pdf).

Os conteúdos apresentam tudo o que é necessário para operar com a tecnologia digital de processos, incluindo o passo-a-passo para cada tarefa.

É de extrema importância que os advogados leiam esses manuais, pois muitas das dúvidas podem ser sanadas pelo acompanhamento de suas exposições e dicas. O conteúdo, aliás, foi elaborado a partir de muitos questionamentos levantados pela própria classe dos advogados.

Como peticionar - Primeiramente, para peticionar eletronicamente é necessário que os advogados possuam a certificação digital que possibilita assinar documentos digitalmente.

A solicitação do certificado digital pode ser feita na sede da OAB/MS, e o posto de atendimento está localizado no térreo.

O protocolo das petições para as varas digitais deverá ser feito diretamente pelo Portal e-SAJ, que pode ser acessado pela página inicial do TJMS. A petição e os documentos deverão ser encaminhados em formato PDF, por meio do software “PDF Creator”, disponível para download no próprio Portal e-SAJ.

A OAB/MS disponibilizou todas as informações necessárias para a prática processual no meio digital no Portal do Processo Eletrônico, o qual pode ser acessado pelo link www.oabms.org.br/proceletronico.

O presidente da Comissão de Direito Eletrônico da OAB/MS, Leopoldo Lopes, ressalta que o peticionamento eletrônico não é novidade, já que o próprio Supremo Tribunal Federal (STF) limitou o recebimento de alguns tipos de ações em papel. “A digitalização do Poder Judiciário é inevitável e precisamos nos adaptar”, destacou.

Leopoldo Lopes destaca também que nesta semana a Ordem dos Advogados juntamente com a ESA irão lançar um curso de atualização em práticas processuais pelo meio eletrônico.

Além disso, o Presidente da Comissão de Direito Eletrônico juntamente com o Tribunal de Justiça estão programando a realização de um treinamento para os funcionários que atuam nas Salas da OAB para auxiliar os advogados a peticionar eletronicamente.

Um termo de cooperação técnica entre o TJ e OAB também deverá ser formalizado para garantir que equipamentos de digitalização das peças processuais estejam à disposição dos advogados nas Salas da OAB.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS