Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 27 de abril de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Pesquisadores estudam o cultivo da mandioca em Ivinhema

Pesquisadores do Cepea (Centro de Estudo Avançado em Economia Aplicada), estiveram recentemente no município de Ivinhema

14 Fev 2011 - 15h48Por

Pesquisadores do Cepea (Centro de Estudo Avançado em Economia Aplicada), estiveram recentemente no município de Ivinhema. Na ocasião, o pesquisador Fábio Isaias Felipe e o estagiário Luis Paulo Lorenzetti, conheceram as lavouras de mandioca da região. Na ocasião trocaram informações com os produtores locais, com o intuito de realizar uma pesquisa sobre as técnicas utilizadas no cultivo e em todas as outras etapas envolvidas, como a colheita e a comercialização.

A princípio, os pesquisadores concluíram que a cultura da mandioca tem sido lucrativa para o produtor. Porém, os próprios ruralistas demonstram preocupação com relação às perspectivas futuras do setor, já que o preço é de certo modo instável e a disponibilidade de terras para o plantio vem diminuindo com o avanço da cana-de-açúcar. De acordo com dados fornecidos pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), é possível ter uma noção do avanço da cana, que ainda em fase de expansão já possui uma área plantada de cerca de 16 mil hectares, quatro vezes maior que os cultivares de mandioca, que somam 4820 hectares.

Durante a estadia em Ivinhema, os membros do Cepea foram acompanhados pelo técnico da Agraer, Valdeci Sebastião da Silva e do produtor rural Osvaldo Cardogna, que representou a Aipim (Associação dos Produtores e Industrializadores de Mandioca de Mato Grosso do Sul).

Foram visitadas a Indústria de Fécula Pantanal e também duas unidades de pesquisa, sendo uma na Gleba Vitória, onde se desenvolve um estudo para a produção de etanol a partir da mandioca, em parceria com IAC (Instituto Agronômico de Campinas), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e Agraer. A outra unidade visitada foi a Escola Agrícola da Vila Cristina, que realiza uma pesquisa sobre a competição entre as variedades de mandioca, esta por sua vez em conjunto com a Embrapa, Agraer e Prefeitura de Ivinhema.

Mato Grosso do Sul foi um dos três Estados escolhidos para o estudo, juntamente com Paraná e São Paulo. E além de Ivinhema, o município de Ponta Porã também fez parte do estudo em MS.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Três pessoas foram flagradas na saída da Granja Comary; Foto: Divulgação
Quadrilha é presa por furtar bolas, chuteiras e uniformes da CBF
Saúde MS
Governo de Mato Grosso do Sul destina R$ 36 milhões para reestruturação da Atenção Primária à Saúde
Evento
Baile de Aleluia foi sucesso absoluto com show de Pepe Moreno e Diassis e Banda, em Vicentina-MS
Motociclista morre em batida frontal com caminhonete
Explosão de carreta carregada com etanol causa incêndio de grandes proporções

Mais Lidas

Neto Coelho morre durante a Driver Cup 2025 após acidente em pista molhada. Em 2024, venceu provas de 1 e 2 milhas atingindo 341 km/h. - (Foto: arquivo pessoal)TRAGÉDIA
Pecuarista morre em acidente durante prova de velocidade
PROCESSO SELETIVOCONCURSOS E SELEÇÕES EM MS
Prefeitura abre PROCESSO SELETIVO com 117 vagas e salário de até R$ 4,8 mil
LUTO JATEI
Jateí se despede do locutor Luciano Dias Santana
Policial
Carcaças de onças são achadas em fazenda e polícia autua caçador
Policial
Carro fura bloqueio da polícia, na tentativa fuga suspeito foge pelo milharal em Vicentina-MS