Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Pesquisadores discutem aumento do uso de inseticida na soja

16 Out 2009 - 05h17Por Conjuntura
O aumento, na última década, de 60% no uso de inseticidas para controlar pragas nas lavouras de soja preocupa a cadeia produtiva, que decidiu avaliar a necessidade de rever os atuais níveis de controle de desfolhadores (lagartas) e percevejos. O assunto está sendo discutido em um encontro aberto ontem em Londrina (PR).

Segundo o pesquisador da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Soja Adeney de Freitas Bueno, o 1° Workshop Sobre Nível de Controle de Pragas da Soja reúne até hoje, entomologistas de instituições de pesquisa, universidades, fundações de apoio à pesquisa, empresas vinculadas à cadeia produtiva de todo o país.

- Estamos procurando entender porque o agricultor não segue a recomendação técnica para o uso, que é o de só realizar a aplicação quando perceber uma infestação de 20 lagartas por metro linear ou dois percevejos nesse espaço.

De acordo com o pesquisador, numa avaliação da lavoura, por meio do uso de técnica para a contagem dos desfolhadores, o produtor só terá o custo da mão de obra, podendo diminuir o de produção.

- Mas alguma coisa não está certa e é o que vamos discutir, porque em vez do manejo integrado, do monitoramento, ele se apressa em realizar aplicações fora de época, com uma população bem menor dessas pragas.
Está faltando confiança nas recomendações técnicas. O uso indiscriminado, além de aumentar o custo de produção, traz conseqüências para o meio ambiente e torna as pragas mais resistentes - alertou Bueno.

A idéia é avaliar se há demanda de novas pesquisas no sistema de produção. Os atuais níveis de controle das principais pragas foram determinados há mais de 20 anos. Até o fim do encontro, os participantes decidirão a necessidade de rever os atuais níveis de controle de desfolhadores e a possível formação de uma rede de pesquisa para debater o assunto.

- Vamos fazer essa avaliação levando em conta a atual maneira de cultivar a soja, as inovações com cultivares mais produtivas, ciclos de maturação e hábitos de crescimento diversificados, além de plantas geneticamente modificadas - afirmou Adeney Bueno.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente