Menu
SADER_FULL
quinta, 21 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Pesquisadores da Unicamp criam dentadura flexível

2 Ago 2006 - 14h12
Professores das faculdades de engenharia química e odontologia da Unicamp lançaram, no final do mês passado, um conjunto de arcos dentais pré-fabricados e flexíveis. O projeto permite ajuste individual da prótese em cada paciente e diminui tempo de tratamento e de custo.

A idéia consiste em colocar todos os dentes de uma vez em uma base maleável. Quando ocorrer necessidades de ajustes, o acerto da posição de cada dente é feito individualmente. Com esse procedimento, além modificar e acelerar o processo de tratamento, a nova técnica tem até um benefício social.

"Os arcos dentais, quando aplicados às técnicas convencionais de confecção de próteses, apresentam como vantagem a redução de mão de obra e do tempo de montagem de dentes. Quando usados em associação com técnicas simplificadas, possibilitarão uma redução significativa de custo porque será possível reduzir o número de sessões", explica a dentista Almenara Fonseca de Souza Silva, que assegura que visualmente não haverá qualquer diferenciação entre as próteses convencionais e o material desenvolvido pela Unicamp.

Atualmente, o dentista leva cinco sessões para fazer o molde e os ajustes na prótese. O paciente espera a confecção unitária de cada um dos dentes que farão parte da dentadura ou da prótese parcial. Só depois é que eles são colocados na prótese com cera e uma base protética (que simula a gengiva).

Os responsáveis, no entanto, só não conseguiram encontrar uma saída para quem considera indesejável uma visita freqüente ao dentista. "Por possuírem a base de resina acrílica, (os arcos) apresentam as mesmas limitações das próteses convencionais e precisam de substituições freqüentes", completou a dentista.

O trabalho já está patenteado e espera que alguma empresa ou governo leve o projeto em frente.

 

 

Terra Redação

Leia Também

VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro
AUXILIO EMERGENCIAL
Presidente está de acordo a prorrogação do auxílio emergencial
TRAGICO ACIDENTE
Menino de 9 anos morre enforcado com corda de balanço