Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Pesquisadora lança livro sobre criação de Mato Grosso do Sul

26 Out 2009 - 09h40Por Conjuntura

“Mato Grosso do Sul: a construção de um estado” é o título da obra que será lançada nesta terça-feira (27) em Campo Grande, no Marco (Museu de Arte Contemporânea) às 19h30. 

Organizada em dois volumes, com mais de 900 páginas, a publicação da historiadora Marisa Bittar oferece ao leitor uma ampla compreensão sobre a gênese do Estado que começou a ser sonhado no final do século XIX, após a Guerra do Paraguai.

Com base em fontes inéditas e raras, a autora analisa o recrudescimento do regionalismo sul-mato-grossense, que se transformou em divisionismo e teve o seu desfecho quase cem anos depois, quando, em 1977, a ditadura militar dividiu Mato Grosso e criou Mato Grosso do Sul. A obra tem patrocínio do FIC/MS (Fundo de Investimentos Culturais de MS).

Problematizando a forma pela qual ocorreu essa separação, sem consulta às duas populações interessadas, norte e sul, a pesquisadora buscou o entrelaçamento das condições que possibilitaram a vitória de uma causa perdida não fosse a conjugação dos interesses regionais à geopolítica do regime militar, que, por sua vez, transcorria no contexto da Guerra Fria.

Na sua visão, ter sido criado por um ato da ditadura constitui a marca de nascença de Mato Grosso do Sul, tema este que, ao ser contextualizado no cenário de interesses da oligarquia agrária sulista, nos projetos separatistas frustrados, na rivalidade com a capital Cuiabá, constitui a trama histórica do volume um. Além disso, como fator que contribuiu para viabilizar economicamente a divisão, a criação do gado nelore na região foi estudada como um processo que operou verdadeira revolução na pecuária nacional transformando o animal sagrado da fé indiana em ícone do agronegócio brasileiro.

No volume dois, confrontando sonho e realidade, o estudo recaiu sobre o poder das elites dirigentes de Mato Grosso do Sul nesses trinta anos de existência, evidenciando práticas que haviam sido combatidas quando o sul ainda era Mato Grosso. Fechando a obra, a autora coloca em questão a tese do “modelo” que Mato Grosso do Sul seria apartando-se do norte, a incapacidade das forças políticas sul-mato-grossenses de formular um projeto de estado que justificasse a divisão, e a frustrante constatação de que talvez Mato Grosso do Sul esteja caminhando à deriva.

Tal ausência contrasta com a conclusão sobre a herança recebida dessa história pelas atuais gerações sul-mato-grossenses: o desafio de compreender as razões que permearam a criação de Mato Grosso do Sul e de elaborar um projeto para o seu futuro. Valeu a pena a divisão de Mato Grosso? É a pergunta que, segundo a autora, precisa ser enfrentada porque é dela que emerge o desafio de um projeto político capaz de justificar que a criação de Mato Grosso do Sul não foi em vão.

Pesquisa de fôlego

A obra agora oferecida ao público é resultado de um trabalho amadurecido em 15 anos de pesquisas.

Marisa Bittar se dedicou a esse tema desde 1993 quando iniciou seu Doutorado em História na Universidade de São Paulo (USP). Em 1997, defendeu a tese “Mato Grosso do Sul: do estado sonhado ao estado construído” e, na ocasião, recebeu da banca examinadora o reconhecimento de que ela merecia ser publicada.

Entretanto, com a intenção de fechar o ciclo dos primeiros trinta anos da história de Mato Grosso do Sul, continuou suas pesquisas para que em 2007 pudesse publicar a obra em dois volumes. Embora analisada e aprovada pelo Conselho da Editora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul a edição da obra não foi possível na ocasião por limitação de recursos financeiros.

Consciente da importância do trabalho como fonte de estudo e pesquisa para todos os que se interessam pela história de Mato Grosso do Sul, a autora não desistiu de colocá-lo ao público. No início de 2009 concorreu ao edital do Fundo de Investimentos Culturais de MS (FIC/MS) que contemplou seu projeto.

No dia 27 de outubro, no Museu de Arte Contemporânea (MARCO), a obra  - rica em referências e com citação de aproximadamente mil nomes relacionados à história do Estado - chega ao seu destinatário natural em embalagem especial e com preço de 20,00 reais no dia do lançamento.


Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido