Começa na próxima segunda-feira, 25, a Pesquisa Nacional da Educação na Reforma Agrária, que vai mostrar a situação atual da oferta educacional e a demanda existente em cerca de 6,3 mil assentamentos criados a partir de 1985. A pesquisa vai fornecer informações para a elaboração de políticas públicas voltadas para o ensino no campo. A iniciativa inédita será conduzida por meio de uma parceria entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Serão levantados dados como o número de escolas, alunos matriculados, professores, infra-estrutura e as condições de acesso aos estabelecimentos de ensino. O trabalho será realizado por 600 pesquisadores que visitarão aproximadamente 1.900 municípios brasileiros. Segundo registros do Incra, nesses assentamentos estão instaladas cerca de 500 mil famílias, o que corresponde a um contingente de 3,5 milhões de pessoas.
Segundo Eliezer Pacheco, presidente do Inep, o levantamento possibilitará a identificação das escolas de educação básica localizadas nos assentamentos da Reforma Agrária que ainda não integram o censo escolar. “A partir desse conhecimento teremos como planejar o atendimento dessa população, inclusive com os programas do Ministério da Educação, nos casos em que isso não ocorrer”, afirma.
“A missão do governo federal é contribuir para mudar o papel do campo no modelo de desenvolvimento. É fazer com que o campo possa, de fato, ser um espaço de inclusão social, de geração de emprego, renda e cidadania”, disse a coordenadora do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) do Incra, Mônica Molina.“Para tanto, é fundamental promovermos uma mudança no acesso à educação, à escolarização, a todos aqueles que vivem nas áreas rurais”.
Informações - A Pesquisa Nacional da Educação na Reforma Agrária vai atingir três públicos-alvo: professores ou dirigentes de escolas localizadas nos assentamentos, associações de produtores rurais existentes e famílias assentadas. O questionário voltado para os dirigentes dos estabelecimentos de ensino vai coletar informações como quantidade de alunos em cada nível e modalidade de ensino, recursos humanos, programas de assistência à escola, práticas pedagógicas e instalações.
Nas entrevistas com os líderes ou presidentes de associação de produtores rurais dos assentamentos pretende-se obter dados que caracterizem a comunidade, as condições gerais da oferta educacional e as prioridades do assentamento. No caso das famílias assentadas, a metodologia de pesquisa será amostral, com o objetivo de identificar dados educacionais, características socioeconômicas e culturais.
Pelo calendário previsto, o levantamento de informações nos assentamentos estará concluído até o final de novembro e, em janeiro de 2005, deverão ser divulgados os dados preliminares da Pesquisa.
Serão levantados dados como o número de escolas, alunos matriculados, professores, infra-estrutura e as condições de acesso aos estabelecimentos de ensino. O trabalho será realizado por 600 pesquisadores que visitarão aproximadamente 1.900 municípios brasileiros. Segundo registros do Incra, nesses assentamentos estão instaladas cerca de 500 mil famílias, o que corresponde a um contingente de 3,5 milhões de pessoas.
Segundo Eliezer Pacheco, presidente do Inep, o levantamento possibilitará a identificação das escolas de educação básica localizadas nos assentamentos da Reforma Agrária que ainda não integram o censo escolar. “A partir desse conhecimento teremos como planejar o atendimento dessa população, inclusive com os programas do Ministério da Educação, nos casos em que isso não ocorrer”, afirma.
“A missão do governo federal é contribuir para mudar o papel do campo no modelo de desenvolvimento. É fazer com que o campo possa, de fato, ser um espaço de inclusão social, de geração de emprego, renda e cidadania”, disse a coordenadora do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) do Incra, Mônica Molina.“Para tanto, é fundamental promovermos uma mudança no acesso à educação, à escolarização, a todos aqueles que vivem nas áreas rurais”.
Informações - A Pesquisa Nacional da Educação na Reforma Agrária vai atingir três públicos-alvo: professores ou dirigentes de escolas localizadas nos assentamentos, associações de produtores rurais existentes e famílias assentadas. O questionário voltado para os dirigentes dos estabelecimentos de ensino vai coletar informações como quantidade de alunos em cada nível e modalidade de ensino, recursos humanos, programas de assistência à escola, práticas pedagógicas e instalações.
Nas entrevistas com os líderes ou presidentes de associação de produtores rurais dos assentamentos pretende-se obter dados que caracterizem a comunidade, as condições gerais da oferta educacional e as prioridades do assentamento. No caso das famílias assentadas, a metodologia de pesquisa será amostral, com o objetivo de identificar dados educacionais, características socioeconômicas e culturais.
Pelo calendário previsto, o levantamento de informações nos assentamentos estará concluído até o final de novembro e, em janeiro de 2005, deverão ser divulgados os dados preliminares da Pesquisa.
Terra Redação
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