Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
ELEIÇÕES 2010

Pesquisa indica vitória de André sobre Zeca do PT

16 Nov 2009 - 11h00Por Mídia Max

Pesquisa do Ibrape recomendada pelo jornal Correio do Estado revela vitória folgada do governador André Puccinelli (PMDB) sobre o ex-governador Zeca do PT, num eventual confronto no ano que vem. Puccinelli venceria Zeca já no primeiro turno, segundo o estudo eleitoral. E se os adversários fossem para um embate no segundo turno, o peemedebista seria reeleito com uma diferença de 23 pontos percentuais de vantagem. É o que diz a pesquisa do Ibrape, cuja margem de erro oscila 4% ou para baixo ou para cima.

O levantamento publicado na edição de hoje do Correio do Estado diz que Puccinelli alcançaria 52% dos votos contra 31% que iriam para o candidato petista. A pesquisa, que considera apenas três na disputa pelo governo, afirma que a senadora Marisa Serrano, do PSDB, ficaria com 9% dos votos.

Somados os percentuais indicam que Puccinelli superaria em 12% os votos destinados a Zeca e Marisa. Isto é, a disputa acabaria já na primeira etapa das eleições, prevista para o dia 5 de outubro de 2010.

Segundo o jornal, essa é a terceira pesquisa de intenção de voto preparada este ano pelo Ibrape. Em maio, Puccinelli aparecia com 49%, já em agosto o governador caiu um ponto percentual e, segundo o estudo, ele reagiu agora em novembro, alcançando 52%.

Zeca do PT havia conquistado 29% das intenções em maio, subiu para 31% em agosto, índice mantido neste novembro.

Já a Marisa atingiu 13% dos votos em maio, 11% em agosto e 9% em novembro. Como se vê, a senadora é a única das candidaturas que vem caindo nas pesquisas do Ibrape.

No entanto, segundo suas recentes declarações, ela só disputa o governo caso o PMDB se junte com o PT no ano que vem. Isso só deve ocorrer caso os comandos nacionais dos dois partidos impuserem a aliança por conta do pacto pela disputa presidencial.

Os organizadores da pesquisa exibem ainda um outro cenário: trocaram o senador Delcídio do Amaral, do PT, por Zeca na disputa pelo governo. Puccinelli venceria também neste cenário, segundo o estudo. Ele ficaria com 53% contra 39 do senador Delcídio que, ao menos até agora, afirma ambicionar apenas sua reeleição ao Senado.

Ainda conforme a pesquisa, o número de pessoas interessadas em anular o voto ou votar em branco gira em torno de 3% dos eleitores. Já os indecisos somam 5%.

A pesquisa afirma também que o candidato Zeca do PT só venceria André Puccinelli numa região do Estado, a do Pantanal. O governador que quer a reeleição aparece na frente do adversário em Campo Grande, região Norte do Estado, Grande Dourados, Conesul, Vale do Ivinhema, Bolsão e parte Sudoeste do Estado.

Em Campo Grande, por exemplo, segundo o Ibrape, Puccinelli aparece com 62% dos votos contra 29% do candidato petistas. Na Grande Dourados, segundo maior colégio eleitoral do Estado, o peemedebista também superaria Zeca: 62% a 31%, segundo a pesquisa.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS