Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 29 de novembro de 2021
Busca
ELEIÇÕES 2010

Pesquisa indica vitória de André sobre Zeca do PT

16 Nov 2009 - 11h00Por Mídia Max

Pesquisa do Ibrape recomendada pelo jornal Correio do Estado revela vitória folgada do governador André Puccinelli (PMDB) sobre o ex-governador Zeca do PT, num eventual confronto no ano que vem. Puccinelli venceria Zeca já no primeiro turno, segundo o estudo eleitoral. E se os adversários fossem para um embate no segundo turno, o peemedebista seria reeleito com uma diferença de 23 pontos percentuais de vantagem. É o que diz a pesquisa do Ibrape, cuja margem de erro oscila 4% ou para baixo ou para cima.

O levantamento publicado na edição de hoje do Correio do Estado diz que Puccinelli alcançaria 52% dos votos contra 31% que iriam para o candidato petista. A pesquisa, que considera apenas três na disputa pelo governo, afirma que a senadora Marisa Serrano, do PSDB, ficaria com 9% dos votos.

Somados os percentuais indicam que Puccinelli superaria em 12% os votos destinados a Zeca e Marisa. Isto é, a disputa acabaria já na primeira etapa das eleições, prevista para o dia 5 de outubro de 2010.

Segundo o jornal, essa é a terceira pesquisa de intenção de voto preparada este ano pelo Ibrape. Em maio, Puccinelli aparecia com 49%, já em agosto o governador caiu um ponto percentual e, segundo o estudo, ele reagiu agora em novembro, alcançando 52%.

Zeca do PT havia conquistado 29% das intenções em maio, subiu para 31% em agosto, índice mantido neste novembro.

Já a Marisa atingiu 13% dos votos em maio, 11% em agosto e 9% em novembro. Como se vê, a senadora é a única das candidaturas que vem caindo nas pesquisas do Ibrape.

No entanto, segundo suas recentes declarações, ela só disputa o governo caso o PMDB se junte com o PT no ano que vem. Isso só deve ocorrer caso os comandos nacionais dos dois partidos impuserem a aliança por conta do pacto pela disputa presidencial.

Os organizadores da pesquisa exibem ainda um outro cenário: trocaram o senador Delcídio do Amaral, do PT, por Zeca na disputa pelo governo. Puccinelli venceria também neste cenário, segundo o estudo. Ele ficaria com 53% contra 39 do senador Delcídio que, ao menos até agora, afirma ambicionar apenas sua reeleição ao Senado.

Ainda conforme a pesquisa, o número de pessoas interessadas em anular o voto ou votar em branco gira em torno de 3% dos eleitores. Já os indecisos somam 5%.

A pesquisa afirma também que o candidato Zeca do PT só venceria André Puccinelli numa região do Estado, a do Pantanal. O governador que quer a reeleição aparece na frente do adversário em Campo Grande, região Norte do Estado, Grande Dourados, Conesul, Vale do Ivinhema, Bolsão e parte Sudoeste do Estado.

Em Campo Grande, por exemplo, segundo o Ibrape, Puccinelli aparece com 62% dos votos contra 29% do candidato petistas. Na Grande Dourados, segundo maior colégio eleitoral do Estado, o peemedebista também superaria Zeca: 62% a 31%, segundo a pesquisa.

Leia Também

COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid -19 casos sobem para 22,043 milhões e mortes, para 613,3 mil
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Menina de 11 anos conta para avô que é estuprada pelo padrasto
CRUELDADE
Justiça nega exame de insanidade a mulher que esquartejou filho
MANIACO SEXUAL
Homem é filmado passando a mão em mulher no meio da rua
+ AUMENTO
Conta de luz deve subir mais de 20% no ano que vem, estima ANEEL