Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Pesquisa do PT mostra um cenário equilibrado para o Governo

4 Dez 2009 - 06h43Por Midia Max

Pesquisa encomendada pelo diretório regional do PT e realizada entre os dias 15 e 25 de novembro pelo instituto Multidados, de Minas Gerais, mostra disputa equilibrada pelo governo do Estado. Em um cenário em que o entrevistado é estimulado a dizer em quem votaria, apresentando um disco com os nomes de pré- candidatos, o atual governador André Puccinelli (PMDB) aparece empatado com o ex-governador Zeca do PT, com 38%. A senadora Marisa Serrano teria 10% e 14% aparecem como indecisos ou votariam nulo/branco.

O técnico do instituto Marco Aurélio Cunha explanou a metodologia aplicada e respondeu perguntas dos jornalistas na sede do diretório regional do PT. Uma das novidades introduzidas na pesquisa diz respeito à influência que os apoios de políticos ou partidos pode refletir na decisão do eleitor. Marco Aurélio conclui que o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é importante para alavancar as candidaturas da ministra Dilma Rousseff a presidente e do ex-governador Zeca.

Por exemplo: quando o entrevistado é abordado sem a apresentação do disco com os nomes, no que se chama de pesquisa espontânea, o governador André Puccinelli é o preferido de 32% dos eleitores, enquanto Zeca tem índice de 23% e Marisa, 1%. Outros nomes foram citados, mas não atingiram nem 1% das intenções de votos, não sendo considerados.

Quando o entrevistado é estimulado a escolher um dos três nomes do disco, Zeca e André empatam com 38% e Marisa chega a 10%. A novidade é no confronto direto entre os dois principais concorrentes. Zeca levaria vantagem sobre André, 49% contra 45% dos votos válidos. Isso significa que Zeca atrairia a maior parte dos eleitores de Marisa.

André é o que tem o menor índice de rejeição, 18%, contra 23% de Zeca e 25% de Marisa. A margem de erro é de 3%, para mais ou para menos. Foram ouvidas 2004 pessoas de 52 municípios que, segundo o técnico do instituto, representam 85% do eleitorado sul-mato-grossense.

Presidência

Para a presidência da República, o pensamento do eleitorado sul-mato-grossense se assemelha ao nacional. No cenário mais provável, com o governador de São Paulo, José Serra, sendo o candidato a presidente pelo PSDB, ele teria 40% dos votos em pesquisa estimulada, a ministra Dilma Rousseff (PT) teria 32%, a senadora Marina Silva (PV), 13% e o deputado federal Ciro Gomes (PSB), 9%.

Em uma simulação sem Ciro, Serra chegaria a 42%, Dilma 37% e Marina Silva, 14%. Os votos do socialista, portanto, seriam distribuídos de forma equânime entre os outros três concorrentes.

Momento

O deputado federal Vander Loubet (PT) preferiu cautela ao analisar os resultados da pesquisa. Disse que os números refletem o pensamento do momento. Porém afirmou que o momento é bom para o PT. “A disputa será muito parecida com a de 2006”, pensa Vander. Na eleição passada André venceu com 61% dos votos, e o candidato petista Delcídio do Amaral teve 38%.

O presidente regional do PT, deputado estadual Amarildo Cruz, lembra que a melhora no desempenho do ex-governador Zeca do PT pode ser atribuído à unidade do partido e à manifestação de apoio de partidos aliados, como o PDT.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS