Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 17 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Pesquisa aponta que 64% usará o 13º para pagar contas

13 Nov 2009 - 05h59Por TV Morena

O fim de ano está próximo e muitas pessoas já estão cheias de planos para o 13º salário. O pagamento de algumas pessoas já tem destino certo, pois o 13º vem sempre em boa hora, como em época de presentes, pagar contas e as temidas contas de janeiro.

Porém, é preciso se organizar. Uma pesquisa mostrou que para a maioria dos brasileiros a prioridade é não fechar o ano no vermelho.

Até quem ainda não recebeu já faz planos para o 13º salário. Ana Karine Vilela é estagiária de Contabilidade em uma empresa e já organizou o orçamento. Ela vai receber em duas parcelas e sabe bem o que pretende fazer com o dinheiro.

“A primeira parcela eu já recebi em agosto e eu utilizei uma parte para comprar um notebook para eu utilizar na faculdade. A segunda parcela eu vou usar para pagar contas e essas coisas corriqueiras que a gente compra no dia a dia e às vezes tem que parcelar”, disse Ana Karine.

Uma pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças apontou que 64% dos brasileiros usam o 13º salário para pagar contas no final do ano. O número de pessoas que utiliza esse dinheiro para pagar contas está crescendo a cada ano.

Um exemplo é que em 2007 o índice era de 58% e no ano passado foi de 60%. Entre os entrevistados que vão pagar dívidas, 40% pretendem usar o benefício para cobrir o cheque especial, 29% vão ficar em dia com as parcelas do cartão de crédito e 10% querem retirar o nome de cadastros negativos como o Serasa e SPC.

Os trabalhadores formais e os informais se preocupam em organizar o orçamento. Entretanto, quem paga o benefício também precisa se planejar. Márcia Vilela é advogada e contratou cerca de 20 funcionários.

“Legalmente falando, a primeira parcela deve ser paga até o dia 30 de novembro e a segunda parcela até o dia 20 de dezembro. O que nós podemos entender com isso? Quando eu digo até 30 de novembro significa que eu posso pagar em janeiro, fevereiro, março ou em qualquer mês do ano.

Se eu tiver um grupo de funcionários maior, eu posso tentar me planejar para dar o 13º em época de férias, por um pedido do funcionário, uma disponibilidade de caixa no decorrer do ano.

Eu já vou diluindo se tenho um ano melhor, uma safra melhor”, aconselha a advogada.

Leia Também

COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai
TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 87,4 mil casos e 133 mortes em 24 horas
HOMICIDIO EM SÉRIES
Bandido que comia olhos, orelhas e bebia sangue de vítimas é preso
COVID NO BRASIL
Brasil tem em 24 horas, mais 70.765 novos casos de covid-19