Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Pesquisa aponta 1,1 milhão de alunos em jornada ampliada

13 Jan 2010 - 09h45Por Ministério da Educação

 
Em 2008, 1,1 milhão de estudantes frequentavam escolas com jornada ampliada. Em 55,5% dessas escolas, o tempo escolar era igual ou superior a sete horas diárias. Os dados constam de pesquisa sobre a oferta de educação integral nas redes públicas.

A pesquisaEducação Integral/Educação Integrada e Tempo Integral: Concepções, Práticas na Educação Brasileira foi desenvolvida em 2008 pela Universidade de Brasília (UnB) e pelas universidades federais do Paraná (UFPR), de Minas Gerais (UFMG) e do Rio de Janeiro (UniRio) para o Ministério da Educação.

As instituições enviaram questionários às redes públicas dos 5.563 municípios do país — 2.112 responderam e 500 informaram a oferta de educação integral. Os dados foram analisados em 2009.

No documento entregue ao MEC, as instituições apontam a região Sudeste com o maior número de experiências com educação integral (37,3%).

Depois, vêm as regiões Sul (23,7%), Nordeste (21,4%), Centro-Oeste (13%) e Norte (3,1%). Com relação aos estados, a pesquisa destaca o Rio de Janeiro com o maior percentual (53,1%), seguido de Ceará (41,5%) e Minas Gerais (39,6%).

Com menores índices aparecem Amazonas (2,5%), Pará (4,2%) e Tocantins (4,9%). Municípios do Acre, Amapá, Rondônia e Roraima responderam ao questionário, mas não relataram a existência de educação integral em suas escolas.

No capítulo que trata das atividades oferecidas pelas escolas no turno ampliado, as esportivas e culturais estão entre as preferidas. Os esportes representam 65% das experiências registradas pelos municípios. As outras atividades são aulas de reforço (61,7%), música (57,1%), dança (54%), teatro (46,4%) e informática (45,6%).

Todos os dados da pesquisa, da metodologia à análise, informações por regiões e estados estão disponíveis para consulta.

Mais Educação — Desde 2007, o Ministério da Educação incentiva estados e municípios a oferecer educação integral. O programa Mais Educação, criado em 2007, começou a funcionar no ano letivo de 2008 em 1.380 escolas públicas do ensino fundamental, nas 27 unidades da Federação. Em 2009, foi ampliado para 5.005 escolas, com a inclusão de 126 unidades de ensino médio. Em 2010, a meta é ter dez mil escolas no programa e incluir na experiência 110 escolas rurais.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS