Menu
SADER_FULL
sexta, 24 de setembro de 2021
Busca
FIM DA PIRACEMA

Pesque e solte está permitido a partir de hoje no Rio Paraguai

2 Fev 2010 - 07h38Por TV Morena

Desde hoje (1º de fevereiro) fica permitida a pesca na modalidade “pesque-e-solte”, ou pesca esportiva, somente no rio Paraguai e com petrechos permitidos. É obrigatório, porém, que o pescador amador tenha em mãos a licença de pesca e documento de identidade durante a prática.

São permitidos apenas linha de mão, molinete, caniço, carretilha, anzol e iscas vivas ou artificiais. Recomenda-se que, na modalidade pesque-e-solte, o pescador utilize anzóis lisos, de modo a garantir a sobrevivência dos peixes capturados e soltos. Os peixes devem ser devolvidos à água cuidadosamente, na posição horizontal.

É proibida a utilização de rede, tarrafa, anzol de galho, espinhel, cercado, covo, pari, fisga, gancho, garatéia, arpão, flecha, substâncias explosivas ou tóxicas. Também é proibida a pesca pelo processo de lambada, com equipamento elétrico, sonoro, luminoso ou qualquer outro aparelho de malha.

Desde o início de novembro de 2009, a pesca está proibida em todos os rios do Estado e a proibição continua até o dia 28 de fevereiro de 2010. Há exceções para o rio Paraná, onde é permitida a captura de espécies exóticas, como porquinho, corvina, tilápia, tucunaré, etc.

A pesca amadora só será liberada nos rios do Estado em sua totalidade a partir de 1º de março. A Polícia Militar Ambiental (PMA) lembra que os infratores estão sujeitos à multa, apreensão de equipamento, (inclusive veículos e embarcações) e até prisão.

O comandante da unidade da PMA de Corumbá, major Waldir Ribeiro Acosta, alerta que o efetivo da unidade continuará realizando operações de fiscalização e estará exigindo a licença ambiental aos que estiverem pescando no rio Paraguai.

A licença de pesca pode ser adquirida em agências do Banco do Brasil (obrigatória apresentação de documento de identidade) ou pela internet, no endereço www.imasul.ms.gov.br/lic_pesca.php

Deixe seu Comentário

Leia Também

ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"
VIDEOS VAZADOS
Torcedora do flamengo esquenta a web com vídeos íntimos
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra em 24 horas 36.473 novos casos e 876 novas mortes
REVOLTANTE
Criança autista vítima de maus tratos é encontrada comendo fezes de cachorro para sobreviver
HOMICIDIO X SUICÍDIO
Marido mata esposa e tira própria vida; criança de 3 anos pede socorro a vizinho
NEGLIGÊNCIA
Criança de 2 anos ao volante mata prima de 3 anos atropelada