Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 27 de janeiro de 2021
Busca
TÁ LIBERADO

Pesca esportiva está liberada a partir de hoje nos rios do Estado

1 Mar 2011 - 07h17Por Correio do Estado

Com expectativa de elevar em 25% o fluxo de turistas em Corumbá, a pesca esportiva está liberada a partir de hoje rios do Pantanal. Corumbá que tem a maior estrutura fluvial do Estado, retoma a discussão da nova e polêmica legislação, suspensa pela Justiça, e a necessidade de reordenamento do setor para a sobrevida do estoque pesqueiro e da própria atividade.

A venda praticamente esgotada dos pacotes para a temporada de oito meses foi amplamenta comemorada pelos empresários corumbaenses. Neste período a estimativa é de receber 2,5 mil pescadores nos cruzeiros pelo Rio Paraguai e nos pesqueiros. Contudo, o setor cobra medidas mais restritivas, como a cota zero, a suspensão da pesca ao dourado por três anos e a proibição da saída do pescado do município.

O aumento da procura pela modalidade pesque-solte em fevereiro – restrita ao Rio Paraguai -, segundo a Acert (Associação das Empresas de Turismo de Corumbá), reforça a posição do segmento em defender um plano de desenvolvimento sustentável que inclui, também, investimentos públicos e a atração de novos empreendedores para promover o turismo de natureza.

“Temos mais peixes nos rios, o pesque-solte foi um sucesso, só falta alterar a legislação”, afirma a empresária Raquel Amaral, que operou com seus dois barcos-hotéis em fevereiro comemorando novos clientes, vindos do Nordeste. “A Argentina e o Paraguai já adotaram a cota zero, estamos ficando para trás”, questiona.

O presidente da Comissão de Defesa do Pantanal (CDP), Orozimbo Decenzo, pioneiro da pesca esportiva, questiona o prefeito da cidade, Ruiter Cunha de Oliveira, pela demora em criar a lei que impedirá a comercialização do pescado fora do município, anunciada no ano passado para reduzir a pressão exercida pela pesca clandestina. “Se não proibir, acaba. Queremos a lei, chega de balela”, diz ele. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

SONHOS INTERROMPIDOS
Pais perdem filho de 7 anos em tragédia na BR-376: "Passaram o dia montando a casa para receber ele"
AUXILIO POPULAÇÃO
Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas
UTI LOTADAS
13 crianças com covid estão em estado grave em Cuiabá
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Mãe descobre estupro ao desconfiar que filha de 12 anos tinha ciúmes do padrasto
VIRUS A SOLTA
Caixão com corpo que tinha identificação de risco biológico por Covid é achado em estrada
TRAGEDIA NA RODOVIA
Jovem fez vídeo antes de morrer em acidente no Paraná: 'Devagar, motora'
FATALIDADE
Padre cai de pedra em cachoeira e corpo é encontrado em poço
GANGUE DO TIJOLO
Menores entre 13 e 17 anos formam bando e fazem 'arrastão'; veja vídeo
LUZ DO DIA
Empresário é executado com três tiros dentro de carro
SELFIE DA MORTE
Professora tenta tirar selfie e morre afogada ao cair no mar