Menu
SADER_FULL
terça, 26 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Persistem atrasos de vôo em todo o País

5 Dez 2006 - 17h00

A Polícia Federal informou na tarde desta terça-feira que a Aeronáutica pediu ajuda da PF para investigar as causas do “apagão” no sistema de controle do tráfego aéreo ocorrido nesta terça-feira (5) no aeroporto internacional de Brasília. A Aeronáutica quer que a PF apure se o problema nos rádios de controle do Cindacta-1 foi espontâneo ou causado pelos próprios controladores de vôo.

O coronel Carlos de Aquino, da Aeronáutica, em coletiva nesta tarde, informou que está sendo aberta uma investigação interna para determinar qual a causa da queda do sinal de comunicação. A princípio, informou ele, não há sinal de sabotagem. Entretanto, Aquino explicou que será aberta uma sindicância para que o episódio seja investigado corretamente. Se a sindicância apontar para esta necessidade, poderá ser aberto um inquérito policial militar.

O coronel descartou os rumores de que teria havido insubordinação dos controladores de vôo no episódio. “Não houve nenhum tipo insubordinação. Todos os controladores estão na sala e prontos para trabalhar”, disse ele.

Uma falha no equipamento de comunicações do Cindacta-1 resultou na completa paralisação do tráfego aéreo nesta tarde, revelou o coronel Carlos de Aquino, comandante do Cindacta-1.

“As panes de comunicação podem ocorrer. É normal, pois nada é a prova de falha. Pane dessa natureza, porem, é a primeira vez que eu vejo”, disse o coronel. Ele explicou que todas as vinte freqüências com as quais a Aeronáutica trabalha caíram a partir 13h, sendo retomadas parcialmente por volta das 15h.

Segundo ele, o elo de ligação entre o equipamento de comunicação titular e o reserva apresentou falhas, o que derrubou toda a rede de comunicação. Por medida de segurança, explicou o comandante que fosse determinado que todos vos pousassem.

 

 

G1

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Amem o estrangeiro
LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS