Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

"Perdendo a vergonha de ser honesto" de Reinaldo Rodrigues

9 Dez 2004 - 11h09

PERDENDO A VERGONHA DE SER HONESTO.

 

 

*Reinaldo Rodrigues 

 

Era uma tarde quente típica de verão, estava eu lagarteando no banco em frente a minha casa, quando sentou-se ao meu lado um velho amigo, daqueles que como a maioria dos habitantes de nossa cidade de Fátima do Sul, na qual me incluo, veio para cá a mais de trinta anos tentar uma vida melhor.

Começamos a conversar, e como é normal, primeiro falamos do tempo quente e abafado, o céu carregado de nuvens densas e escuras, parecendo que logo iria desabar uma daquelas pesadas e passageiras chuvas de verão, das lavouras; depois falamos de política e  da expectativa da administração Ilda/Lauro e por fim entabulamos um diálogo, mais ou menos assim.

Ele : Sabe, as coisas finalmente estão mudando neste país, e para melhor!

Eu : É, está mudando, mas precisa mudar mais, senão não veremos o que sempre sonhamos, ou seja, um país onde a fome e o desemprego sejam apenas coisas do passado vergonhoso da nossa sociedade.

Ele : Sem falar nas mudanças que precisam ser feitas no atendimento dos nossos doentes e na boa educação que as nossas crianças e jovens tanto merecem..

Fez-se silêncio, olhei para ele e percebi que estava divagando, com os olhos semisserrados olhava para o infinito, mas de repente, como se tivesse acordado, retornou ao nosso diálogo, dizendo :

- Estou aqui desde de 1966, portanto um ano a mais que você, sei que me conhece bem, inclusive minha vida toda, pois começamos dando aula juntos no antigo Colégio Estadual que funcionava onde hoje é a Prefeitura, e agora é a Escola Estadual Senador Filinto Muller, instalei-me no comércio, depois virei agricultor, e finalmente entrei para a pecuária e nela estou até hoje, mas como todo cidadão honesto, trabalhei muito e consegui muito pouco, a única coisa de valor que possuo é o meu nome.

Eu – Você deve considerar que o seu bom nome é a maior fortuna que deixará para seus filhos, pois tenho certeza que hoje o seu nome abre todas as portas para eles, e no futuro continuará abrindo-as, portanto, pare de reclamar! 

Ele – Sabe? O que mais me chateava é que sempre dei duro na vida, trabalhei muito, e via só os maus prosperarem, rapidamente da noite para dia apareciam com luxuosos carrões, mansões, viagens, férias para o exterior e propriedades valiosas, e ninguém era punido, agora não, vejo todos os dias na televisão pessoas socialmente muito importantes, políticos, advogados, altos funcionários públicos e policiais sendo levados para cadeia, é verdade que a maioria sai daí uns dias, para responder o processo em liberdade, mas ao menos são expostas ao público, para que saibamos quem é quem neste país. No passado recente só víamos a prisão dos três “Pês”, mas agora mudou, a Polícia Federal está mostrando que rico e importante também vai pro xilindró, e o melhor de tudo isto é que já estou até perdendo a vergonha de ser honesto.

 

 

Reinaldo Rodrigues de Almeida - Advogado

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho