A revista Supermercado Moderno divulga em seu relatório anual deste ano, que nos últimos dois anos, as lojas menores e de “atacarejo” (atacado e varejo) cresceram significativamente. De acordo com o relatório, as lojas de menor porte cresceram 134%, de
Mato Grosso do Sul segue o padrão nacional, pois possui três Hipermercados e duas grandes Redes de supermercados. Uma delas, tem 11 lojas
O presidente da Rede Econômica de Supermercados, Edson Veratti, explica a mudança no varejo através o crescimento no poder de compra do consumidor: “A maior condição de compra da população se reflete em nossas vendas. E para competir temos que trabalhar nosso diferencial que é relacionamento e localização. Temos que nos fortalecer onde o concorrente não pode e a proximidade é nosso grande trunfo”.
A proximidade é de fato um dos motivos para essa mudança. As Feiras mensais passam a ser substituídas por idas periódicas aos supermercados. O estudante, Gustavo Fonseca, explica esse comportamento: “vou ao supermercado algumas vezes por mês, para comprar o que falta ou quando acaba algo que preciso. Aproveito também quando tem promoção de produtos, pois assim garanto um bom preço”. Além desse comportamento, a revista conclui que pessoas idosas optam por supermercados menores por razões físicas.
O gerente do Supermercado Joaquim Murtinho, da Rede Econômica, Roberto Luiz Duarte, acredita que as redes de médio porte ainda tem capacidade de crescer mais se investirem em seu diferencial. “Estimamos que nossa loja cresça de
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