Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Pente fino será freqüente em todas as unidades penais

15 Mar 2007 - 16h31
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), através da Polícia Civil, Polícia Militar, Agepen e Corpo de Bombeiros, realizou nesta manhã uma operação “Pente Fino” no Estabelecimento Penal Aberto e Casa do Albergado de Campo Grande.
 
No local cumprem pena presos beneficiados pelo regime aberto, que saem durante o dia, a maioria para trabalhar, como forma de ressocialização, e devem retornar para passar a noite no local.
 
A operação tem como objetivo coibir a entrada de objetos ilícitos na unidade, retirando de circulação armas, drogas, aparelhos celulares e, principalmente ,evitar a evasão de internos daquele estabelecimento penal.
 
A operação teve início às 4h45 e foram mobilizados 100 homens e mulheres dos órgãos que compõem a Sejusp, sob o comando do coronel PM João Gomes de Oliveira Júnior, comandante do Policiamento Metropolitano, e pelo dr. Ivan Barreira, titular da Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac).
 
Foram recolhidos oito aparelhos celulares; quatro carregadores de telefone; três chips de celular; sete facas; duas armas artesanais; dois canivetes; duas chaves de fenda; uma tesoura; duas barras de ferro; uma serra artesanal; uma motocicleta de cor prata, placa HRK 3084, fruto de roubo; dois cachimbos; um cigarro de maconha; seis  papelotes de maconha; 12 papelotes de pasta base de cocaína; e uma  garrafa tipo “pet” contendo maconha.
 
Ainda durante a operação, que contou com o apoio de equipes do Cigcoe; Getam; 1º BPM; Ciptran; Corpo de Bombeiros; Depac; e Garras, os albergados Robson Coelho de Lima e Edson Lino da Silva foram autuados por posse de drogas. Outro interno, Klesio Ravel Paiva Fuzeta, foi autuado por estar em posse de motocicleta roubada. Durante a conferência de internos, foram identificadas duas ausências: Reinaldo Leite Figueiredo e Samuel de Lima Leite.
 
Penalidades - Todos os internos autuados durante a operação, bem como os considerados evadidos, serão penalizados com a regressão de pena, retornando assim ao regime fechado.
 
Operações serão freqüentes - O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, afirma que as operações de fiscalização nas unidades penais de regime aberto e semi-aberto em todo o Estado continuarão acontecendo, objetivando coibir a entrada de objetos ilícitos e evitar a evasão de internos. “Serão deflagradas quantas operações forem necessárias para que seja restabelecida a autoridade do Estado e a disciplina nos estabelecimentos penais”, frisou Jacini.
 
Com relação à fuga de presos da Polinter, ocorrida no dia 10 deste mês, Jacini alerta que as polícias Civil e Militar continuam atuando de forma intensificada, com o objetivo de recapturar os detentos, sendo que até esta manhã 13 foram recapturados.
 
Colônia Penal - As “incertas” realizadas pela Sejusp na Colônia Penal já vêm apresentando bons resultados: comparando os materiais apreendidos na primeira operação, realizada no dia 1º deste mês, com a 2ª, deflagrada no dia 13, observa-se uma grande redução no número de evadidos, de 28 para sete.
 
Também houve uma queda com relação ao número de aparelhos e carregadores de celular apreendidos: de 90 celulares e 70 carregadores apreendidos na primeira operação, para 43 celulares e 42 carregadores na segunda operação. Observa-se também redução no número de internos autuados por irregularidades, que foram 25 na primeira e três na segunda.
 
A desativação da Colônia Penal já foi decidida e deverá ocorrer dentro de aproximadamente 90 dias. “Desativar a Colônia Penal Agrícola é prioridade. Estamos trabalhando intensamente na implementação do novo local, que deverá ser submetido a reformas, e após ser dotado da segurança necessária, terá condições para abrigar os internos”, salienta Jacini.
 
 
Noticias MS
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS