Menu
terça, 16 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

PC está em 18,8% das casas do País, diz IBGE

15 Set 2006 - 10h45
O crescimento da presença do PC nas residências brasileiras acelerou-se em 2005, apresentando praticamente o dobro da expansão percentual registrada entre os bens duráveis pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados constam da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada hoje, e mostram que o índice de presença do PC ficou em 18,8% das moradias do País em 2005, um crescimento de 2,5 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior de 2004, quando a expansão havia sido de 1 ponto percentual frente ao ano anterior.

O desempenho dos PCs em 2005 supera o apresentando pelos outros itens pesquisados pelo IBGE: geladeira, freezer, rádio, máquina de lavar roupa e televisão. Todos esses aparelhos, à exceção de freezer, que apresentou queda de 0,4% no período, e rádio, que teve expansão de apenas 0,6%, apresentaram altas entre 1,2 e 1,7 pontos percentuais.

Os dados do IBGE vão ao encontro da pesquisa apresentada na terça-feira pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), que indica que houve crescimento de 43% nas vendas de computadores no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

Entre os motivos apresentados estão medidas de incentivo à comercialização de PCs e de combate à ilegalidade na cadeia produtiva, que têm provocado barateamento dos preços.

O estudo do IBGE, que reuniu informações apuradas entre 408.148 pessoas em 142.471 residências de todo o País, também indicou um aumento no índice de lares com acesso à Internet, passando de 8,6% em 2001 para 13,7% em 2005. No ano anterior, a proporção foi de 11%.

A Pnad também pesquisou o uso da Internet além da residência. Vinte e um por cento dos brasileiros com 10 anos ou mais, o equivalente a 32 milhões de pessoas, utilizaram a Internet em algum local ¿ domicílio, trabalho, escola, centro de acesso gratuito ou pago, casa de outras pessoas ¿ por pelo menos uma vez no período apurado pela sondagem em 2005. Entre os 153 milhões de brasileiros com 10 anos ou mais, 121 milhões não acessaram a rede.

A pesquisa divulgada pela Abinee esta semana, em parceria com a consultoria IT Data, afirma que a base instalada de computadores no País é de 21 milhões e que as vendas em 2006 devem alcançar 7,8 milhões de unidades, crescimento de 38% sobre o ano passado.

O IBGE não informou dados sobre uso da Internet relativos a outros anos, já que eles fazem parte de uma pesquisa complementar à Pnad. Os resultados completos serão informados mais para a frente, segundo o instituto.

CELULAR
A sondagem do IBGE mostrou ainda que entre as pessoas com 10 anos ou mais, 36,7% tinham telefone celular para uso pessoal em 2005. Em números absolutos, isso significa que 56 milhões de pessoas possuíam um telefone móvel e cerca de 97 milhões, não.

O uso da Internet e do celular foi mais elevado entre as pessoas com maiores renda e escolaridade e concentrou-se na região Sudeste. A utilização entre os homens foi ligeiramente maior que entre as mulheres.

A Pnad é realizada anualmente e aborda de forma permanente os temas habitação, rendimento e trabalho, e com periodicidade variável, por meio de pesquisas suplementares outros assuntos de caráter demográfico, social e econômico.

 

Invertia

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Ajude
Alice Ramos: Transforme solidariedade em esperança - Sua doação faz a diferença!
REECONTRO
Irmãos separados por adoção se reencontram por acaso após 10 anos

Mais Lidas

CORPO DE BOMBEIROSFÁTIMA DO SUL - CORPO ENCONTRADO
ENCONTRADO: Homem morre afogado no Rio Dourados ao sair para pescar com a esposa em Fátima do Sul
DEODÁPOLIS DE LUTO
Deodápolis de luto, morre Salazar José da Silva
Fotos: Mairinco de PaudaAÇÕES DO GOVERNO DE MS
Elogiado pelos suinocultores, programa Leitão Vida já garantiu mais de R$ 50 milhões em incentivos
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis