Menu
SADER_FULL
terça, 25 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Parceria Rural Agricultura capacitou 7 mil trabalhadores

9 Dez 2009 - 15h10Por Conjuntura

O projeto Parceria Rural Agricultura, desenvolvido pela Setecs (Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social), já capacitou, desde 2003, 6.826 pessoas de 70 municípios de Mato Grosso no curso de operação de máquinas e implementos agrícolas. Somente em 2007, foram 817 trabalhadores do campo capacitados.

No encerramento das atividades do ano, o último curso foi na cidade de Pedra Preta e a superintendente de Qualificação Profissional da Setecs, Rosamaria Carvalho, fez um balanço dos resultados alcançados pelo programa ao longo desses sete anos.

“Todos os anos contemplamos uma média de mil trabalhadores. Este ano fechamos os trabalhos cumprindo nossas metas. O Parceria Rural existe desde 2003 e foi o primeiro projeto da Setecs, em parceria com as empresas multinacionais fabricantes de máquinas e implementos agrícolas.

Desde então, estes empresários colaboram conosco, com esse esforço de inclusão social, inclusive nesses anos difíceis, de crise econômica global”, afirmou a superintendente.

Sobre o alcance do projeto este ano, Rosamaria aponta que o diferencial foi o alto índice de empregabilidade registrado, bem superior aos anos anteriores.

“O motivo desse aumento é porque os cursos foram em cidades pequenas, capazes de absorver a mão-de-obra. Em Poxoreo, por exemplo, quase todo mundo que participou da capacitação esta trabalhando”, assegurou.

A carga horária do curso de operadores de máquinas e implementos agrícolas é de 108 horas, divididas entre aulas teóricas e práticas.

Durante 15 dias, os alunos têm aulas teóricas e práticas sobre preparo e gradeamento do solo, uso correto dos tratores e colhedeiras, saúde e segurança no trabalho, noções de ética e cidadania e relacionamento interpessoal, instruções de técnicos da Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural).

Leia Também

COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 259 mortes e 83,3 mil novos casos
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Mãe vê partes íntimas vermelha, pergunta e filha de 2 anos aponta paro o tio
ACASALAMENTO DE COBRAS
Casal sucuri acasalando em rio assusta e impressiona turistas; veja vídeo
MEIO AMBIENTE
O número médio anual de relâmpagos do país aumentará para 100 milhões
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, Brasil registrou mais 135.080 casos e 296 mortes por covid-19
Fábrica de placas solares  ENERGIA SOLAR
Brasil atinge 1 milhão de consumidores com geração própria de energia solar
BRASIL 622.205 MORTES
Com recorde de 204.854 novos casos, Brasil registra 350 óbitos em 24 horas
ALARMANTE
Brasil bate recorde de casos diários de covid-19 com 204,8 mil
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab ainda tem 916 vagas para indígenas trabalharem nas lavouras de maçãs em SC e RS
BAIXA RENDA
Auxílio Gás: governo libera o pagamento no valor de R$ 52