Menu
SADER_FULL
segunda, 17 de janeiro de 2022
Busca
79º MUNICÍPIO DE MS

Paraíso das Águas é o mais novo município de Mato Grosso do Sul

3 Dez 2009 - 16h57Por Conjuntura

Paraíso das Águas, distrito de Costa Rica, é o mais novo município de Mato Grosso do Sul. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowsski.

A informação foi transmitida pelo prefeito de Chapadão do Sul, Jocelito Krug (PMDB), que esteve pela manhã na Assembléia Legislativa reunido com o deputado estadual Ary Rigo (PSDB), um dos maiores batalhadores pela emancipação do distrito.

Além de Krug, o prefeito de Costa Rica, Jesus Baird (PMDB) e o vereador Ivan Xixi (PDT) comemoraram a decisão, juntamente com o deputado, que esta semana esteve em Brasília com o governador André Puccinelli (PMDB) para tratar desse assunto.

Paraíso das Águas tem cerca de 4 mil habitantes e abrangerá os municípios de Água Clara, Costa Rica e Chapadão do Sul.

A decisão do ministro coloca ponto final na Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) movida pelo MPF (Ministério Público Federal) argüindo a criação do município. Tentativa semelhante teve o então prefeito de Água Clara, Ésio Vicente de Matos (DEM), que alegava prejuízo a economia do município.

Na petição, eles argumentaram que a Emenda Constitucional 57, de dezembro do ano passado, convalidou as leis estaduais que criaram municípios até 31 de dezembro de 2006.

O decreto estadual criando Paraíso das Águas foi publicado em 29 de setembro de 2003. Contudo o processo de criação foi suspenso na Justiça pelo município de Água Clara.

Diante da decisão, Ary Rigo comemorou dizendo que a emancipação representa uma vitória da população e da classe política que se mobilizou visando o desenvolvimento não apenas da região, mas de Mato Grosso do Sul. 

De acordo com Rigo, o próximo passo é acionar o TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral) para a realização de eleições. Ele lembrou que o TRE prometeu que seriam marcadas eleições assim que a questão fosse resolvida.

"Representa muito para mim, nós fizemos um trabalho grande, junto com o vereador Ivan Xixi, para que conseguíssemos a emancipação, eu era presidente da Assembléia, na época, aí acordamos. O prefeito Waldeli (dos Santos Rosa, Costa Rica) e o prefeito Moysés Nery (Camapuã) cumpriram com a parte deles. O prefeito Ésio entrou com uma ação, mas graças a Deus o STF deu a decisão favorável", lembrou.

Rigo disse que Mato Grosso do Sul ganha muito com essa decisão. "Eu entendo que municípios novos, onde comece montando seu quadro de pessoal, basta ver Figueirão, que hoje é um município desenvolvido. E o Paraíso, pela riqueza de sua terra, de sua gente, da região ali, vai ser um grande município", previu.

Em entrevista, Jocelito Krug disse acreditar que essa foi uma decisão muito importante para a região. "Acho que é um município que já tem uma boa estrutura, talvez tem mais estrutura de que muitos municípios de Mato Grosso do Sul, e há um desenvolvimento acontecendo na região. A região do Bolsão, tem um número pequeno de municípios, as distâncias são muitos longas. Acho que é um novo município surgindo acelera o desenvolvimento da região. O Paraíso já nasce forte, tem usinas hidrelétricas, tem área de agricultura, tem soja, plantação de milho e, com certeza, é um município que vai nascer economicamente já forte", avaliou.

Para o vereador Xixi, ganha com isso toda a população de Paraíso.

"Isso representa o atendimento público mais perto do cidadão, que é quem mais sofre. Quando você fica no distrito a 60 quilômetros de terra ou a 115 de pavimentação asfáltica, em especial o pessoal de Pouso Alto e Cooperativa, fica a 160 quilômetros de terra e a 145 quilômetros, que é o pessoal de Pouso Alto (...). Acho que isso representa progresso para a região e desenvolvimento para a população de Mato Grosso do Sul", comemorou o vereador, cotado para ser prefeito de Paraíso.

Leia Também

ABUSO SEXUAL
Meninas escutam mãe contando de abuso sexual e fazem relato chocante sobre tio-avô
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai
TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 87,4 mil casos e 133 mortes em 24 horas
HOMICIDIO EM SÉRIES
Bandido que comia olhos, orelhas e bebia sangue de vítimas é preso