Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
79º MUNICÍPIO DE MS

Paraíso das Águas é o mais novo município de Mato Grosso do Sul

3 Dez 2009 - 16h57Por Conjuntura

Paraíso das Águas, distrito de Costa Rica, é o mais novo município de Mato Grosso do Sul. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowsski.

A informação foi transmitida pelo prefeito de Chapadão do Sul, Jocelito Krug (PMDB), que esteve pela manhã na Assembléia Legislativa reunido com o deputado estadual Ary Rigo (PSDB), um dos maiores batalhadores pela emancipação do distrito.

Além de Krug, o prefeito de Costa Rica, Jesus Baird (PMDB) e o vereador Ivan Xixi (PDT) comemoraram a decisão, juntamente com o deputado, que esta semana esteve em Brasília com o governador André Puccinelli (PMDB) para tratar desse assunto.

Paraíso das Águas tem cerca de 4 mil habitantes e abrangerá os municípios de Água Clara, Costa Rica e Chapadão do Sul.

A decisão do ministro coloca ponto final na Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) movida pelo MPF (Ministério Público Federal) argüindo a criação do município. Tentativa semelhante teve o então prefeito de Água Clara, Ésio Vicente de Matos (DEM), que alegava prejuízo a economia do município.

Na petição, eles argumentaram que a Emenda Constitucional 57, de dezembro do ano passado, convalidou as leis estaduais que criaram municípios até 31 de dezembro de 2006.

O decreto estadual criando Paraíso das Águas foi publicado em 29 de setembro de 2003. Contudo o processo de criação foi suspenso na Justiça pelo município de Água Clara.

Diante da decisão, Ary Rigo comemorou dizendo que a emancipação representa uma vitória da população e da classe política que se mobilizou visando o desenvolvimento não apenas da região, mas de Mato Grosso do Sul. 

De acordo com Rigo, o próximo passo é acionar o TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral) para a realização de eleições. Ele lembrou que o TRE prometeu que seriam marcadas eleições assim que a questão fosse resolvida.

"Representa muito para mim, nós fizemos um trabalho grande, junto com o vereador Ivan Xixi, para que conseguíssemos a emancipação, eu era presidente da Assembléia, na época, aí acordamos. O prefeito Waldeli (dos Santos Rosa, Costa Rica) e o prefeito Moysés Nery (Camapuã) cumpriram com a parte deles. O prefeito Ésio entrou com uma ação, mas graças a Deus o STF deu a decisão favorável", lembrou.

Rigo disse que Mato Grosso do Sul ganha muito com essa decisão. "Eu entendo que municípios novos, onde comece montando seu quadro de pessoal, basta ver Figueirão, que hoje é um município desenvolvido. E o Paraíso, pela riqueza de sua terra, de sua gente, da região ali, vai ser um grande município", previu.

Em entrevista, Jocelito Krug disse acreditar que essa foi uma decisão muito importante para a região. "Acho que é um município que já tem uma boa estrutura, talvez tem mais estrutura de que muitos municípios de Mato Grosso do Sul, e há um desenvolvimento acontecendo na região. A região do Bolsão, tem um número pequeno de municípios, as distâncias são muitos longas. Acho que é um novo município surgindo acelera o desenvolvimento da região. O Paraíso já nasce forte, tem usinas hidrelétricas, tem área de agricultura, tem soja, plantação de milho e, com certeza, é um município que vai nascer economicamente já forte", avaliou.

Para o vereador Xixi, ganha com isso toda a população de Paraíso.

"Isso representa o atendimento público mais perto do cidadão, que é quem mais sofre. Quando você fica no distrito a 60 quilômetros de terra ou a 115 de pavimentação asfáltica, em especial o pessoal de Pouso Alto e Cooperativa, fica a 160 quilômetros de terra e a 145 quilômetros, que é o pessoal de Pouso Alto (...). Acho que isso representa progresso para a região e desenvolvimento para a população de Mato Grosso do Sul", comemorou o vereador, cotado para ser prefeito de Paraíso.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS