Ele explicou que não houve sequer registro de aumento de preço de aparelhos de televisão. “Então, eu acho que o efeito da Copa não foi significativo a ponto de ter repercussão na inflação no país”.
Apesar de não ter elementos para medir o movimento registrado pelo comércio com a Copa do Mundo, André Braz afirmou que o volume de vendas está muito associado a acessórios típicos do período, como a camisa da seleção, bebida alcoólica, refrigerantes e pipoca. “Essas coisas mais comuns [da época da Copa] devem ter sofrido um aquecimento”. O mesmo ocorreu em relação aos televisores.
O economista observou, porém, que isso não afetou o preço desses itens. “Mesmo que a camisa tenha ficado mais cara, ela não é representativa perto das despesas que você tem com vestuário. Esse efeito não foi percebido aqui, no caso dos preços. Não houve alteração significativa nos preços”.
Para o consumidor, ele crê que a alteração do horário de funcionamento do comércio nos dias de jogos não trouxe prejuízos, porque ele pode comprar antecipadamente ou após as partidas.
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
Participar