Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 29 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Papa fala sobre educação, internet, formação, teologia e vocação

8 Fev 2011 - 05h40Por

A educação e a formação constituem um dos desafios mais urgentes para a vida da Igreja, segundo o Papa Bento XVI.

O Pontífice falou sobre o tema durante discurso a integrantes da Congregação para a Educação Católica, recebidos em Audiência Plenária nesta segunda-feira, 7, na Sala do Consistório do Palácio Apostólico Vaticano.

"A obra educativa parece que se tornou ainda mais árdua porque, em um cultura que, infelizmente, muitas vezes faz do relativismo o próprio credo, vem a faltar a luz da verdade, de fato considera-se perigoso falar de verdade, incutindo assim a dúvida sobre valores básicos da existência pessoal e comunitária.

Educar é um ato de amor, exercício da 'caridade intelectual', que requer responsabilidade, dedicação, coerência de vida", salientou.

Qual a importância de Deus no processo de busca do conhecimento? Bento XVI cita um ensinamento do Beato John Henry Newman para responder à questão:

"O Beato John Henry Newman falava de 'círculo do saber', circle of knowledge, para indicar que existe uma interdependência entre os vários ramos do saber; mas Deus e Ele somente tem relação com a totalidade do real; por consequência, eliminar Deus significa romper o círculo do saber", afirma.

Ao mesmo tempo, lembrou que as universidades e escolas católicas, "com a sua identidade bem precisa e a sua abertura à 'totalidade' do ser humano, podem desenvolver uma obra preciosa para promover a unidade do saber, orientando estudantes e professores à Luz do mundo".

Nessa perspectiva, o papel educativo do ensino da religião católica como disciplina em diálogo interdisciplinar com as outras apresenta-se como contribuição para o desenvolvimento integral do estudante e para o conhecimento do outro, "para a compreensão e o respeito recíproco", acrescenta o Papa.

Teologia, vocação e internet

O Santo Padre destacou uma característica importante para o exercício da Teologia, ao citar o trabalho de revisão da Constituição apostólica Sapientia christiana sobre os estudos eclesiásticos, já iniciado pela Congregação vaticana.

"É importante tornar sempre mais sólido o vínculo entre a teologia e o estudo da Sagrada escritura, de modo que essa seja realmente sua alma e coração.

Mas o teólogo não deve deixar de ser também aquele que fala com Deus. É indispensável, portanto, manter estreitamente unidas a teologia com a oração pessoal e comunitária, especialmente litúrgica", recordou.

O Bispo de Roma sublinhou que o seminário é uma das instituições católicas de formação mais importantes para a vida da Igreja.

"Várias vezes sublinhei como o seminário é uma etapa preciosa da vida, em que o candidato ao sacerdócio faz a experiência de ser 'um discípulo de Jesus'".

Durante a Assembleia Plenária, a Congregação para a Educação Católica também vai estudar um esboço do documento sobre internet e a formação nos seminários.

"Internet, pela sua capacidade de superar as distâncias e de colocar em contato recíproco as pessoas, apresenta grandes possibilidades também para a Igreja e a sua missão", indicou Bento XVI.

Finalmente, sobre o 70º aniversário da Pontifícia Obra para as Vocações Sacerdotais, instituída por Pio XII para favorecer a colaboração entre a Santa Sé e as Igrejas locais na obra de promoção das vocações ao ministério ordenado, o Sucessor de Pedro orientou.

"É importante que a pastoral vocacional, além de sublinhar o valor do chamado universal a seguir Jesus, insista mais claramente sobre o perfil do sacerdócio ministerial, caracterizado pela sua específica configuração a Cristo, que o distingue essencialmente dos outros fiéis e se coloca ao serviço deles".(www.cancaonova.com)

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: PMMS/ BMMS BOMBEIROS DE MS NO RS
Com atuação de equipes dos Bombeiros, PM e Defesa Civil, MS continua a apoiar o Rio Grande do Sul
Xadrez MS
Enxadristas representam Mato Grosso do Sul em competição nacional de base em Natal
Saúde Delicada
O Ator Tony Ramos passa por cirurgia de emergência na cabeça para tratar sangramento cerebral no RJ
Ajude o RS
Culturamense registra a devastação de Lageado durante entrega de 21 toneladas de donativos
Fotos: Saul Schramm BOMBEIROS DE MS EM AÇÃO NO PANTANAL
Para combater incêndios florestais no Pantanal, Governo de MS instala bases dos bombeiros em 13 área

Mais Lidas

FÁTIMA DO SUL EM DESTAQUE
Conhecendo Fátima do Sul com Leandro Santos: Uma viagem cultural pelo Favo de Mel do MS
Fotos: Washington Lima / Fátima Em DiaFÁTIMA DO SUL - REFORMA ILHA DO SOL
Prefeita Ilda Salgado Machado inicia reforma transformadora da Ilha do Sol em Fátima do Sul, ASSISTA
FATIMASSULENSE EM DESTAQUE
Fatimassulense é pódio em mais um rodeio em touros, agora na Expotac 2024
Estátua que seria homenagem para João Carreiro desagradou família / Redes Sociais/Repórter TopFAMÍLIA SE REVOLTA
Família se revolta com homenagem a João Carreiro: 'músicas sem autorização e estátua nada parecida'
Sósia
Professora acusada de se relacionar com ex-aluno adolescente desabafa