Menu
SADER_FULL
domingo, 28 de novembro de 2021
Busca
Brasil

Padrão de chuvas muda na segunda quinzena de Janeiro

17 Jan 2011 - 15h08Por Maxpress

A primeira quinzena de 2011 vai ficar marcada como um período de chuvas fortes e a tragédia da região serrana do Rio de Janeiro. De acordo com o Meteorologista da SOMAR, Paulo Etchichury, o padrão climático observado nas últimas semanas estão dentro de um padrão típico do Verão.

As fortes precipitações causam prejuízos ao setor de hortifruti. No entanto, em relação às lavouras de soja, milho, algodão, feijão e arroz, as condições climáticas variam muito de uma região para outra, mas em geral as condições são favoráveis.

A região agrícola que mais está sofrendo é o sul do Rio Grande do Sul, ao inverso da maior parte do país, a falta de chuvas traz prejuízos. Vários municípios estão em estado de emergência, devido a problema nas pastagens, falta de água para a lavoura de arroz e até no abastecimento de água para a população.

De acordo com a SOMAR Meteorologia, a segunda quinzena de janeiro deve apresentar uma ligeira mudança na distribuição das chuvas, em relação ao observado no início do mês.

A previsão é de chuva para as próximas semanas no Paraná e o Mato Grosso do Sul, o que deve beneficiar principalmente a lavoura de soja que entra na sua fase crítica de floração e enchimento de grão. Há previsão também de chuvas para Santa Catarina e para o Rio Grande do Sul, porém devem ser mais irregulares e, em função do forte calor dos últimos dias.

Já no Centro-Oeste do Brasil, continua chuvoso em Mato Grosso, enquanto em Goiás as chuvas devem diminuir um pouco, embora não parem totalmente. O Nordeste deve enfrentar um período de redução de chuvas, principalmente no sul e oeste da região, que coincide com as principais regiões produtoras de soja. Já na parte norte da Região, incluindo parte do Sertão e do Agreste, devido à atuação de um sistema meteorológico conhecido como Vórtice Ciclônico, deve haver alguns episódios de chuvas isolados.

Leia Também

COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid -19 casos sobem para 22,043 milhões e mortes, para 613,3 mil
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Menina de 11 anos conta para avô que é estuprada pelo padrasto
CRUELDADE
Justiça nega exame de insanidade a mulher que esquartejou filho
MANIACO SEXUAL
Homem é filmado passando a mão em mulher no meio da rua
+ AUMENTO
Conta de luz deve subir mais de 20% no ano que vem, estima ANEEL