Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 4 de março de 2021
SADER_FULL
Busca
Brasil

Padrão de chuvas muda na segunda quinzena de Janeiro

17 Jan 2011 - 15h08Por Maxpress

A primeira quinzena de 2011 vai ficar marcada como um período de chuvas fortes e a tragédia da região serrana do Rio de Janeiro. De acordo com o Meteorologista da SOMAR, Paulo Etchichury, o padrão climático observado nas últimas semanas estão dentro de um padrão típico do Verão.

As fortes precipitações causam prejuízos ao setor de hortifruti. No entanto, em relação às lavouras de soja, milho, algodão, feijão e arroz, as condições climáticas variam muito de uma região para outra, mas em geral as condições são favoráveis.

A região agrícola que mais está sofrendo é o sul do Rio Grande do Sul, ao inverso da maior parte do país, a falta de chuvas traz prejuízos. Vários municípios estão em estado de emergência, devido a problema nas pastagens, falta de água para a lavoura de arroz e até no abastecimento de água para a população.

De acordo com a SOMAR Meteorologia, a segunda quinzena de janeiro deve apresentar uma ligeira mudança na distribuição das chuvas, em relação ao observado no início do mês.

A previsão é de chuva para as próximas semanas no Paraná e o Mato Grosso do Sul, o que deve beneficiar principalmente a lavoura de soja que entra na sua fase crítica de floração e enchimento de grão. Há previsão também de chuvas para Santa Catarina e para o Rio Grande do Sul, porém devem ser mais irregulares e, em função do forte calor dos últimos dias.

Já no Centro-Oeste do Brasil, continua chuvoso em Mato Grosso, enquanto em Goiás as chuvas devem diminuir um pouco, embora não parem totalmente. O Nordeste deve enfrentar um período de redução de chuvas, principalmente no sul e oeste da região, que coincide com as principais regiões produtoras de soja. Já na parte norte da Região, incluindo parte do Sertão e do Agreste, devido à atuação de um sistema meteorológico conhecido como Vórtice Ciclônico, deve haver alguns episódios de chuvas isolados.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VIOLENCIA DOMESTICA
Vítima de violência doméstica escreve bilhete com pedido SOS em agência bancária: 'Ele tá ai fora'
ALERTA AO CPF
Confira se o seu CPF foi usado de maneira IRREGULAR por desconhecidos
VAMOS PREVENIR
Igreja Adventista vota documento com orientações sobre cultos e reuniões
ALERTA AOS JOVENS
O que está por trás da alta das internações de jovens com covid
BRASIL EM PÂNICO
Brasil tem novo recorde de mortes por covid em 24 horas: 1.910
100 TRÉGUA
Brasil registra 1.726 mortes em 24 horas e bate novo recorde na pandemia; total chega a 257,5 mil
EXECUÇÃO NA MADRUGADA
Dona de bar é degolada e corpo encontrado nos fundos do estabelecimento
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Filho de fazendeiro reclama de dor anal e mãe descobre estupro cometido por funcionário
BOA NOTICIA
Governo zera PIS e Cofins do diesel e do gás de cozinha
RIGOR DA LEI
Cidade vai multar em até R$ 60 mil quem descumprir decreto de combate ao Covid-19