Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Pacientes de Dourados recorrem a quimioterapia em Campo Grande

20 Nov 2009 - 09h02
Pacientes que fazem tratamento de câncer estão precisando recorrer a Campo Grande para realizar a quimioterapia, um dos métodos utilizados para combater a doença. Isto porque o equipamento para radioterapia utilizado em Dourados está quebrado. Segundo a ACCGD (Associação de Combate ao Câncer da Grande Dourados), um novo equipamento já foi adquirido, mas ainda não foi entregue ao Centro Oncológico de Dourados, entidade responsável pelo tratamento no município. O primeiro piso do Hospital do Câncer – que fará tratamento de radio e quimioterapia – deverá ser inaugurado dentro de um mês.

A ausência da máquina de radioterapia em Dourados foi confirmada ontem pela presidente da ACCGD, Virgínia Magrini. Ela não soube estimar desde quando a máquina está quebrada, mas confirmou que o problema obriga os pacientes a se deslocarem até Campo Grande para fazer o tratamento.

“O problema é que o paciente sofre muito na estrada. A quimioterapia é bastante agressiva e o paciente às vezes fica todo queimado, bem debilitado”, explica.

Com o tratamento em outro município – no caso dos pacientes de Dourados, a 220 quilômetros de distância –, os pacientes precisam arrumar alojamento ou então se deslocar até a capital todos os dias. “É muito cansativo e o paciente precisa ficar se deslocando”, reclamou.

Segundo ela, uma nova máquina para radioterapia já foi adquirida pelo Centro Oncológico, mas ainda não teria sido entregue. O Diário MS tentou, por várias vezes, sem sucesso, entrar em contato com a administração do Centro Oncológico para coletar mais informações. Na última ligação, a administradora disse estar em uma reunião e prometeu retornar a ligação, o que não aconteceu.

Uma atendente do hospital apenas informou que o tratamento de quimioterapia continua sendo feito normalmente, já que a medicação é injetável, aplicada sem a necessidade de equipamentos.

HOSPITAL DO CÂNCER

O problema do deslocamento de pacientes em tratamento de câncer pode ser resolvido a partir da inauguração do Hospital do Câncer, onde será concentrado todo o tratamento de pacientes de Dourados e região – incluindo especialidades como pediatria e odontologia.

Segundo Virgínia Magrini, a previsão é que o primeiro e segundo pisos estejam prontos até 20 de dezembro, com inauguração imediata. Nesta primeira etapa, já irão funcionar os consultórios (inclusive odontológicos), arquivo e serviço de quimioterapia. Ainda não serão feitas internações.

A previsão é que o restante da obra seja concluído até março de 2010. Segundo a AACGD, até agora a entidade não recebeu qualquer tipo de apoio ou doação da prefeitura de Dourados para a construção do Hospital do Câncer.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro