Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

PAC 2 garante mais creches e quadras de esportes para MS

8 Abr 2011 - 06h00Por Diário MS

Os municípios de Angélica, Corumbá, Paranaíba e Ponta Porã foram selecionados para receber recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) para a construção de creches e quadras poliesportivas, no âmbito da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A meta do FNDE para 2011 é patrocinar a edificação de 1.500 creches e 2.500 quadras em todo o país.
O anúncio foi feito pelo deputado federal Geraldo Resende, que foi um dos articuladores na inclusão de municípios sul-mato-grossenses no Plano. De acordo com o parlamentar, o município de Angélica foi contemplado com a construção de uma quadra escolar poliesportiva. Já o município de Paranaíba foi contemplado para construção de uma unidade de Educação Infantil do Programa Pró-Infância.
Conforme consta da Resolução n.º 08, de 2011, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, ambos os municípios, que fazem parte do grupo 3 (com até 50 mil habitantes), têm prazo até 15 de abril para enviarem ao FNDE, via Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação – SIMEC - a correção das obras não aprovadas e não arquivadas no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2.
De acordo com Geraldo Resende o município de Corumbá receberá recursos para construção de 01 unidade de Educação Infantil do Programa Pró-Infância e 01 quadra escolar poliesportiva. Por sua vez, o município de Ponta Porã foi contemplado com a construção de 01 quadra escolar poliesportiva. Estes dois municípios fazem parte do grupo 01 (aqueles com mais de 200 mil habitantes) e já tiveram prazo até 10 de fevereiro para regularizarem seus processos.
“Segundo análise dos técnicos do FNDE, muitas prefeituras não cumpriram todas as exigências técnicas para a aprovação e, portanto, precisam resolver as pendências para concorrer aos recursos para creches e quadras esportivas”, afirma Geraldo.
Odontologia do Trabalho
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) destacou, em seu site, a aprovação pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, por unanimidade, do parecer favorável ao Projeto de Lei 422 de 2007, apresentado pelo deputado Geraldo Resende (PMDB-MS), relator da matéria.
O PL inclui a especialidade odontologia do trabalho na composição dos serviços especializados em medicina e segurança do trabalho. O Projeto estava na Comissão desde 2009 e foi aprovado no fim da legislatura passada.
Para o relator, deputado federal Geraldo Resende (PMDB/MS), o projeto apresenta um grande avanço para o trabalhador, prevendo a saúde bucal como um elemento da segurança do trabalho nas empresas. “É uma melhoria para o trabalhador, este projeto já foi exaustivamente debatido em outras Comissões e até passou por audiência pública”, explica Geraldo sobre a tramitação.
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio já havia concluído que esta inclusão não vai onerar empresas de pequeno, médio e grande porte, além de fortalecer a classe dos odontologos na área da saúde e segurança do trabalhador. Depois de aprovado o projeto, as empresas terão cerca de um ano para o cumprimento da Lei e 5 anos para todos os serviços relacionados à odontologia do trabalho serem realizados por cirurgiões-dentistas especializados nessa área, enquanto ainda não existirem profissionais capacitados no mercado, as empresas podem contratar o especialista em saúde coletiva ou em odontologia legal.
Estudos já demonstraram que 39% das faltas no trabalho são por questões odontológicas, e a prevenção na saúde bucal pode diminuir essa porcentagem. “A preocupação com a saúde do trabalhador não pode ser apenas ocupacional, existe uma lacuna no que tange a saúde bucal”, argumenta Geraldo.
O Projeto de Lei agora tramita na Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos e posteriormente para a Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido