Menu
SADER_FULL
domingo, 16 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Outono será mais quente do que média histórica em grande parte do país

25 Mar 2010 - 16h45Por G1

Começa às 14h32 deste sábado (20) o outono, a estação de transição entre o verão e o inverno. E por estar entre essas estações, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), o outono tem características tanto do verão quanto do inverno.

 

A boa notícia para essa estação é a redução das chuvas em grande parte do país. Nas áreas serranas das regiões Sul e Sudeste, no entanto, a previsão é de maior frequência de nevoeiros e registros de geadas.

 

“Quanto às chuvas, podemos dividir o país em três grandes regiões. Em todo o centro, incluindo o sul da Região Norte, o Sudeste, e o Centro-oeste, a chuva estará dentro das médias histórias, ou seja, a previsão é de menos chuva do que registramos no verão, mas mais do que na estação seca, que é o inverno. Já no Sul, a chuva deve ficar entre normal e acima da média. No Nordeste e norte do Norte, exceto Bahia  que se encaixa na previsão do centro do país, a chuva deve ficar abaixo da média esperada para essa época do ano", diz ao G1 a meteorologista Priscila Farias, do Cptec/Inpe.

Em todo o país, exceto na Região Sul, as temperaturas estarão acima da média histórica para o período. "Apesar das temperaturas mais elevadas, estamos entrando em uma estação em que é comum a passagem de massas de ar um pouco mais frias. Eventualmente, isso pode causar pequenas quedas de temperatura.", afirma Priscila.

 

Nas Regiões Sul, Sudeste e parte da Região Centro-Oeste do Brasil, as temperaturas devem estar mais amenas devido à entrada de massas de ar frio, com temperaturas mínimas que variam entre 12ºC a 18ºC. Nas mesmas áreas, as máximas vão oscilar entre 18ºC e 28ºC.

 

Nas Regiões Norte e Nordeste, ainda de acordo com o Cptec/Inpe, as temperaturas serão mais homogêneas. A mínima varia em torno de 22ºC, e a máxima entre 30ºC e 32ºC.

Leia Também

TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 87,4 mil casos e 133 mortes em 24 horas
HOMICIDIO EM SÉRIES
Bandido que comia olhos, orelhas e bebia sangue de vítimas é preso
COVID NO BRASIL
Brasil tem em 24 horas, mais 70.765 novos casos de covid-19
FAMILIA GRANDE
Mãe dá à luz quíntuplos em maternidade de São Paulo
joao 5 39 examinais as escrituras 2_3 LIÇÕES DA BIBLIA
Por meio Dele Deus fez o Universo