Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Oposição da Bolívia denúncia "autogolpe" de Evo Morales

24 Ago 2006 - 07h27
O ex-presidente boliviano Jorge Quiroga denunciou nesta quarta-feira que o objetivo do atual presidente, Evo Morales, ao pedir que a recém-instalada assembléia constituinte declare-se originária e tenha plenos poderes, é na verdade uma tentativa de "autogolpe".

A denúncia de Quiroga, que foi derrotado por Morales nas eleições de dezembro, coincide com os pedidos em "defesa da democracia" feitos pela Confederação de Empresários da Bolívia e pelo Comitê Cívico do distrito oriental de Santa Cruz.

O novo choque entre o governo de Morales e as organizações de direita acontece no momento em que a assembléia constituinte, em que o partido governista Movimento ao Socialismo (MAS) tem maioria, debate há dez dias se aprovará suas decisões por dois terços, ou por maioria simples.

"Conclamo todos os constituintes, e particularmente os do MAS, a respeitarem a democracia, respeitando os dois terços e os poderes constituídos", disse Quiroga em conferência de imprensa, em que seu partido, o segundo maior da assembléia, divulgou detalhes do suposto plano golpista.

O governo não respondeu de imediato, mas Morales disse no começo do mês, quando a assembléia estava sendo instalada, que ela deveria ser "originária, plenipotenciária e refundacional", e que aceitaria inclusive a revogação do seu mandato.

O presidente quer que a assembléia tenha poder suficiente para "refundar" o país e diminuir as diferenças sociais e econômicas da nação mais pobre da América do Sul.

Segundo um comunicado da aliança Poder Democrático e Social (Podemos), de Quiroga, Morales tentaria manipular a assembléia para que se declare com plenos poderes, feche o Congresso e o Judiciário.

"O golpe de Estado de Direito preparado pelo oficialismo, um golpe gradual, poderia começar dentro de 48 horas", disse o documento do Podemos, lido para a imprensa por Jorge Avila, um dos deputados.

Outro representante do Podemos, Rubén Darío Cuellar, disse à rádio Panamericana que o objetivo do governo na assembléia seria "instaurar uma ditadura do MAS disfarçada de solução originária e ''refundacional'' para o nosso país".

O presidente da Confederação de Empresários Privados da Bolívia, Roberto Mustafá, disse a repórteres que considera "inaceitável" o propósito oficialista de dar plenos poderes à assembléia.

Na mesma linha, o líder do Comitê Cívico de Santa Cruz, Germán Antelo, anunciou a realização de uma reunião da organização civil denominada "Assembléia de Crucenidad" para a próxima segunda-feira, com o objetivo de "adotar medidas em defesa da democracia".

Essas assembléia têm grande poder, conforme foi demonstrado nas reuniões organizadas nos últimos dois anos para exigir autonomia regional.

Mas o também opositor e magnata do setor de cimento Samuel Doria Medina minimizou a importância da denúncia de "autogolpe", que chamou de produto de uma "confusão" e de uma atitude "muito defensiva" da direita.

"Quando se diz que a assembléia constituinte seja originária, não necessariamente se está dizendo que os poderes constituídos serão fechados", disse.

A assembléia constituinte tem prazo de um ano, até agosto de 2007, para redigir uma nova Constituição boliviana, que deverá ser submetida a referendo.

 

Reuters

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro