Menu
SADER_FULL
sexta, 14 de maio de 2021
Busca
Brasil

Oportunidades de mestrado buscam reduzir disparidade no MS

27 Set 2010 - 12h11Por Diário MS
Cursar um mestrado ou doutorado no Brasil, e ainda no Mato Grosso do Sul, é um desafio para muitos jovens que saem da graduação em busca de maior capacitação. No ano de 2009, segundo dados da Capes, o MS ganhou 521 novos mestres, dado que representa menos de 2% do total formado no País (27.192). No mesmo ano, o estado de Pernambuco, por exemplo, registrou praticamente o dobro de mestres que nosso Estado (1096).

Buscando atuar nessa deficiência, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por meio de seu Plano de Desenvolvimento Institucional, definiu como meta, atingir até 2013 o quantitativo de quatro mestrados e a elaboração de um programa de doutorado.

A boa notícia é que a Universidade, que já dispõe de três cursos de mestrado, está com inscrições abertas até a próxima quinta-feira (30/09), oferecendo cursos gratuitos e de qualidade. Atualmente todos os mestrandos da UEMS que não possuem vínculo empregatício ganham bolsa de estudo, sendo grandes as chances de que os próximos também a tenham.

Os cursos oferecidos atualmente são de Agronomia e Zootecnia, da Unidade de Aquidauana; e o Mestrado em Recursos Naturais da Unidade de Dourados.

O mestrado em Agronomia com ênfase em Produção vegetal, o primeiro a ser oferecido pela UEMS, em 2009, oferece 18 vagas e possui três linhas de pesquisa: Tecnologias em produção vegetal no cerrado e no pantanal, Manejo fitossanitário em sistemas de produção e Manejo e conservação do solo e da água no cerrado e pantanal. O edital do Programa você acessa em http://www.uems.br/pgagro.

O mestrado em Zootecnia, área de concentração Produção Animal no Cerrado-Pantanal, oferece 15 vagas anuais e atua nas linhas de Produção de ruminantes no Cerrado e Pantanal e Produção de monogástricos e organismos aquáticos no Cerrado e Pantanal. Para acessar o edital visite o site http://www.uems.br/pgzoo.

O Mestrado em Recursos Naturais, com perfil interdisciplinar, tem como linhas de pesquisa os temas Ambientes Naturais, Produtos Naturais e Materiais e Métodos Aplicados aos Recursos Naturais. Para visualizar o edital de Recursos Naturais, acesse http://www.uems.br/pgrn.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SONHO INTERROMPIDO
Agente educacional morta em ataque a creche em Saudades queria fazer intercâmbio no Canadá
PESQUISA PRESIDENCIAL
Datafolha mostra Lula disparado na corrida eleitoral
NOVA INFECÇÃO
Covid-19: após 3 semanas de queda, casos de coronavírus avançam no Brasil puxados por 9 Estados
TRISTEZA NA FAMILIA
Seis pessoas da mesma familia morrem vítimas da Covid-19
NOVAS REGRAS
WhatsApp: o que acontece se você não aceitar novas regras do aplicativo até 15 de maio
FAMOSIDADES
Pai da campeã do 'BBB 21' Juliette vive em casinha de barro na Paraíba
CACHAÇA
Jovem enfia garrafa no ânus durante bebedeira e vai parar no hospital
ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe
FRIO - FÁTIMA DO SUL NOVA ONDA DE FRIO
Frio de origem polar começa a ser sentido novamente e terá geada