Menu
SADER_FULL
terça, 28 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Operação Volta às Aulas, do Inmetro, fiscaliza material escolar

19 Jan 2010 - 17h19Por Notícias.MS

Técnicos da Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEM/MS), órgão delegado do Inmetro, iniciaram nesta semana em Campo Grande a fiscalização dos materiais escolares. A atividade, batizada de Operação “Volta às Aulas”, objetiva analisar quantitativamente os produtos, ou seja, verificar se a quantidade indicada é a mesma que consta dentro da embalagem. A operação fiscaliza produtos como cadernos, fichários, colas, resmas de papel, massas de modelar e outros produtos que podem constar na lista de materiais escolares.

“Neste período o consumidor começa a adquirir o material escolar, portanto as fiscalizações são intensificadas. Alguns produtos são de fácil análise e até mesmo o consumidor pode identificar, como a contagem das folhas de um caderno, por exemplo”, sugere o Agente Metrológico da AEM/MS, Alex Balero Lessa.

Ele ainda explica que alguns produtos já foram periciados por meio do pré-exame no próprio estabelecimento, como a contagem das folhas de cadernos, lápis de cor, clipes e giz de cera. Já os produtos que são fiscalizados pelo peso e metragem, são recolhidos para testes. Conforme Lessa, duas marcas de cola (Pritt e Tris) já foram periciadas e aprovadas nos testes realizados no laboratório da Agência.

Para a pedagoga Marizete Barbosa, a operação ajuda o consumidor a ter mais segurança no momento da compra. “Este trabalho do Inmetro garante a nós consumidores a certeza de que vamos pagar pelo que realmente levamos. Sempre procuro adquirir produtos de determinadas marcas que já conheço e confio, mas mesmo assim é necessário acompanhar o resultado da fiscalização”, diz.

Além dos materiais escolares, a AEM/MS também está fiscalizando os uniformes, para verificar se as etiquetas e os tecidos correspondem às normas da resolução do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro).

Segundo o diretor-presidente da AEM/MS, Ademir de Sousa Osiro, se o consumidor suspeitar de qualquer problema no que diz respeito às etiquetas das roupas ou à quantidade do produto relacionada à informação no rótulo, deve ligar para a Ouvidora por meio do telefone 0800 67 52 20. A ligação é gratuita. “Anualmente faz parte da rotina do Inmetro fiscalizar diversos segmentos e nessa época do ano não é diferente. Com a volta às aulas, precisamos informar o que está sendo fiscalizado em defesa ao consumidor”, enfatiza Osiro. O resultado da Operação será divulgado no dia 29 de janeiro.

Leia Também

CARRO DESGOVERNADO
Aluno de 13 anos é atropelado e prensado contra muro de colégio por carro desgovernado
SOB INVESTIGAÇÃO
Amigos saem para pescar e encontram cadáver boiando em rio
DESASTRE AÉREO
Diretor da UPA que sofreu acidente aéreo no Pantanal morre em hospital
COVID-19
Covid-19: Brasil tem 15,7 mil novos casos e 537 mortes em 24 horas
+ AUMENTO
Gasolina sobe pela 8ª semana seguida nos postos, aponta ANP
PAN AMERICANO JUNIOR
Atleta de MS carregará as cores do Brasil no vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos Júnior
LIÇÕES DA BÍBLIA
Prefácio de Deuteronômio
ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore