Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 15 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Operação “Erva Daninha” é debatida com acadêmicos de Farmácia

5 Fev 2011 - 07h28Por Assessoria
Após fechar 12 farmácias em Dourados por irregularidades, o delegado da Polícia Federal, cedido para Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Adilson Batista Bezerra, ministrou a palestra “Combate aos Produtos Clandestinos” para acadêmicos de Farmácia da UNIGRAN . A operação “Erva Daninha” acontece em pareceria com o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF/MS).

O delegado mostrou aos estudantes como identificar remédios falsos e apontou quais os remédios mais falsificados para venda. Para Adilson Bezerra, o responsável por conhecer esses produtos ilícitos é o farmacêutico, que deve estar atento aos medicamentos comercializados. “É preciso denunciar estabelecimentos que vendem remédio e que não são farmácias”, disse.

Dentre os problemas que ocasionaram o fechamento das farmácias em Dourados estão: ausência de autorização de funcionamento, venda de produtos contrabandeados, e produtos controlados (tarja preta) sendo comercializados sem a presença do farmacêutico no estabelecimento. Segundo dados da operação, 12% das farmácias interditadas são irregulares por falta de farmacêutico habilitado.

A UNIGRAN tem compromisso com a formação do multiprofissional de saúde, fundamentando-o nos princípios éticos da profissão. A coordenadora do curso de Farmácia da Instituição, Letícia Castelanni Duarte, disse que a palestra tem papel de conscientizar os acadêmicos do papel que ele irá cumprir depois de formado. “Além da aproximação com o CRF, é importante que os alunos vejam a responsabilidade que têm como técnicos dentro dos estabelecimentos”, disse ela.

De acordo com Letícia, os acadêmicos da UNIGRAN têm em sua grade curricular aulas de Deontologia e Legislação Farmacêutica, mas ela acredita ser uma experiência muito produtiva quando vem alguém de fora, como um delegado da Polícia Federal, discutir essas questões.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAIU O EDITAL
Com salário de até R$ 23,6 mil, Polícia Federal abre inscrição em concurso no dia 22
DESESPERO EM MANAUS
Médicos e familiares de pacientes descrevem colapso com falta de oxigênio em Manaus; leia relatos
AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa libera saque da última parcela do auxílio emergencial a aniversariantes em julho
HORROR NA NOITE
Crianças são encontradas chorando ao lado de corpos de pais assassinados
DOR E DESCASO
Filho é obrigado abrir cova para enterrar próprio pai por não encontrar coveiro em cemitério
SEUS DIREITOS
Trabalhador afastado por Covid-19 tem direito a auxílio-doença do INSS
COM DESCONTOS
Veja as opções de pagamento do IPVA com desconto
CASA PRÓPRIA
Casa Verde e Amarela substitui Minha Casa Minha Vida com opção para renegociar dívidas e menos juros
FINALISTA LIBERTADORES
Santos atropela Boca Jr e terá o Palmeiras numa final Brasileira
TRAGÉDIA NA PONTE
Motorista morre após caminhão cair de ponte