Menu
SADER_FULL
segunda, 27 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Operação “Erva Daninha” é debatida com acadêmicos de Farmácia

5 Fev 2011 - 07h28Por Assessoria
Após fechar 12 farmácias em Dourados por irregularidades, o delegado da Polícia Federal, cedido para Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Adilson Batista Bezerra, ministrou a palestra “Combate aos Produtos Clandestinos” para acadêmicos de Farmácia da UNIGRAN . A operação “Erva Daninha” acontece em pareceria com o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF/MS).

O delegado mostrou aos estudantes como identificar remédios falsos e apontou quais os remédios mais falsificados para venda. Para Adilson Bezerra, o responsável por conhecer esses produtos ilícitos é o farmacêutico, que deve estar atento aos medicamentos comercializados. “É preciso denunciar estabelecimentos que vendem remédio e que não são farmácias”, disse.

Dentre os problemas que ocasionaram o fechamento das farmácias em Dourados estão: ausência de autorização de funcionamento, venda de produtos contrabandeados, e produtos controlados (tarja preta) sendo comercializados sem a presença do farmacêutico no estabelecimento. Segundo dados da operação, 12% das farmácias interditadas são irregulares por falta de farmacêutico habilitado.

A UNIGRAN tem compromisso com a formação do multiprofissional de saúde, fundamentando-o nos princípios éticos da profissão. A coordenadora do curso de Farmácia da Instituição, Letícia Castelanni Duarte, disse que a palestra tem papel de conscientizar os acadêmicos do papel que ele irá cumprir depois de formado. “Além da aproximação com o CRF, é importante que os alunos vejam a responsabilidade que têm como técnicos dentro dos estabelecimentos”, disse ela.

De acordo com Letícia, os acadêmicos da UNIGRAN têm em sua grade curricular aulas de Deontologia e Legislação Farmacêutica, mas ela acredita ser uma experiência muito produtiva quando vem alguém de fora, como um delegado da Polícia Federal, discutir essas questões.

Leia Também

DESASTRE AÉREO
Diretor da UPA que sofreu acidente aéreo no Pantanal morre em hospital
COVID-19
Covid-19: Brasil tem 15,7 mil novos casos e 537 mortes em 24 horas
+ AUMENTO
Gasolina sobe pela 8ª semana seguida nos postos, aponta ANP
PAN AMERICANO JUNIOR
Atleta de MS carregará as cores do Brasil no vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos Júnior
LIÇÕES DA BÍBLIA
Prefácio de Deuteronômio
ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"