Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

ONU e Correios lançam ação contra Aids

9 Fev 2010 - 07h02Por www.onu-brasil.org.br

Nesta terça-feira, dia 9 de fevereiro, o Ministério das Comunicações e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) lançam a campanha “Correios contra a Aids”, como parte de uma ação mundial de prevenção à doença.

A campanha é promovida em parceria com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), o Ministério da Saúde, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a União Postal Universal (UPU) o Sindicato Global dos Trabalhadores Postais (UNI Global Union) e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (FENTECT).

A cerimônia de lançamento será às 10h30, na Agência Central dos Correios, localizada no Setor Bancário Norte, em Brasília. Estão previstas as presenças do ministro das Comunicações, Hélio Costa; do ministro da Saúde, José Gomes Temporão; do presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio, do coordenador do UNAIDS no Brasil, Pedro Chequer; da diretora da OIT no Brasil, Laís Abramo; além de dirigentes da UNI Global Union e da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect).
O Brasil é um dos sete países piloto da campanha, uma iniciativa global promovida por UNAIDS, UPU, OIT e UNI Global Union, lançada em julho de 2009 e que visa mobilizar a estrutura de mais de 660 mil Agências de Correios de todo o mundo.

Nos sete países participantes da primeira fase (Brasil, Burkina Faso, Camarões, China, Estônia, Mali e Nigéria), as Agências de Correios se tornam pontos estratégicos para a distribuição de material informativo sobre prevenção para a população em geral e para os trabalhadores dos Correios.

Para uma segunda fase, a OIT preparará kits com informações sobre o HIV e aids para os trabalhadores dos Correios.

Na terceira fase, planejada para 2011, a UPU promoverá a distribuição de um selo em alusão aos 30 anos da descoberta do vírus da aids.

No Brasil, o lançamento oficial ocorre estrategicamente na semana que antecede o carnaval. Em uma primeira fase, os materiais da campanha serão distribuídos no Distrito Federal e em regiões prioritárias no Amazonas e na Bahia, estados onde as Agências de Nações Unidas atuam conjuntamente em uma parceria em apoio à resposta à aids.

No entanto, a meta é fazer das mais de 12 mil agências dos Correios de todo o Brasil pontos estratégicos para distribuição de material informativo sobre prevenção às DST e aids.

A estimativa é de que 120 agências dos Correios participem da campanha, que incluirá a oferta de cartões postais com abordagens bem-humoradas de questões relacionadas ao HIV/aids, o envio de cerca de 800 mil mensagens por mala direta postal domiciliária, a distribuição de 15 mil folders e mil cartazes, além de um carimbo comemorativo, lançado junto com a campanha.

O site criado para a campanha (www.correioscontraaids.org.br) apresenta seus elementos de maneira lúdica e interativa, informando sobre os vários aspectos que giram em torno das DST/aids: formas de contágio, prevenção, questões ligadas à discriminação, etc.

O site também traz um jogo de perguntas e respostas que indica se o participante precisa fazer ou não o teste de HIV.

Em razão da abrangência mundial da campanha, o tema da edição de 2010 do Concurso Internacional de Redação de Cartas, realizado anualmente pela UPU, será "Escreva uma carta a alguém para dizer-lhe porque é importante falar da aids e se proteger dela".

O tema foi lançado no dia 9 de outubro de 2009, por ocasião das comemorações do Dia Mundial dos Correios. O concurso é destinado a estudantes de 9 a 15 anos de idade que estejam matriculados em escolas das redes pública e privada de ensino.



Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis