Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

ONU diz que mais de 100 mil pessoas fugiram da Líbia na última semana

28 Fev 2011 - 05h17Por R7

O Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) informou neste sábado (26) que cerca de 100 mil pessoas fugiram da Líbia na semana passada, em meio à crise política para levar o ditador Líbio, Muammar Gaddafi, a deixar o poder.

Muitos dos refugiados eram imigrantes ilegais, e saíram do país por terra, rumo a países vizinhos. Em um comunicado, o Acnur informou que está trabalhando com as autoridades tunisianas e egípcias e ONGs (organizações não governamentais) para apoiar os refugiados.

O Crescente Vermelho [a Cruz Vermelha dos países islâmicos] informou que, apenas ontem, mais de 10 mil pessoas voaram da Líbia para a Tunísia no posto fronteiriço de Ras Jedir - a maioria egípcios -, chamando a situação de uma "crise humanitária", enquanto o fluxo aumenta.

Antes dessas chegadas, o governo tunisiano informou no sábado que 40 mil pessoas cruzaram a fronteira com a Líbia desde 20 de fevereiro, enquanto autoridades egípcias contaram 55 mil pessoas fazendo o mesmo percurso desde 19 de fevereiro, de acordo com a Acnur.

O alto comissário para os refugiados, Antonio Guterres, disse que está comprometido a auxiliar Tunísia e Egito a ajudar cada pessoa que chega da Líbia.

- Chamamos a comunidade internacional a responder rapidamente e generosamente para capacitar esses governos frente essa emergência humanitária.

Mantimentos

Mais de 100 toneladas de mantimentos para 10 mil pessoas - incluindo tendas, cobertores e equipamentos para abrigo - foram enviados para a Tunísia ontem para serem usados na fronteira com a Líbia, informou o Acnur.

Funcionários do órgão da ONU disseram que, durante uma travessia não planejada pelo Egito, encontraram policiais e militares líbios que disseram ter desertado das forças do governo e que estavam trabalhando com comitês locais de líderes tribais.

Guterres disse que líderes tribais expuseram a necessidade de ajuda humanitária na Líbia, "já que há escassez de comida da região leste, assim como necessidade de remédios.

As informações sobre escassez de comida não puderam ser confirmadas por membros da oposição líbia. Na sexta-feira (25), no entanto, o PMA (Programa Mundial de Alimentos) da ONU (Organização das Nações Unidas) advertiu que a rede de abastecimento de alimentos na Líbia corre o risco de entrar em colapso.

A porta-voz do PMA, Emilia Casella, informou que as importações de alimentos não chegam mais aos portos líbios e que a violência dificulta a distribuição.

- A Líbia importa praticamente todos os gêneros alimentícios e a rede de abastecimento está à beira do colapso.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS