Menu
SADER_FULL
segunda, 19 de outubro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ZANZI
Brasil

ONU decide criar painel sobre a biodiversidade do planeta

15 Jun 2010 - 15h35Por Terra

Um painel aos moldes do IPCC, que é voltado para as mudanças climáticas, será criado pela Organização das Nações Unidas até 2011 com foco na biodiversidade. O objetivo é diminuir a distância entre a comunidade científica e a ação política necessária para deter a grave perda dos ecossistemas do planeta.

A criação do Painel Intergovernamental de Políticas Científicas sobre Biodiversidade e Ecossistema (IPBES, na sigla em inglês) foi definida na segunda-feira, 14 de junho, depois de reunião entre mais de 230 delegados de 85 países em Busan, na Coreia do Sul. O desenvolvimento do IPBES inclui a produção de publicações referentes à literatura científica do tema, com o objetivo de fornecer informação de excelência a governantes de todo o mundo.

"Em essência, o que se busca é conciliar desenvolvimento com sustentabilidade ambiental. Para isso, é crucial dispor de entendimento confiável, legítimo e politicamente relevante sobre biodiversidade e serviços ambientais", acrescentou Steiner.

Negociações
A ideia de formar o IPBES seguiu à publicação do relatório da ONU Avaliação do Milênio sobre Ecossistemas, publicado em 2005, que concluiu que as atividades humanas estão comprometendo a capacidade da Terra de sustentar as gerações futuras. As negociações que resultaram no acordo de Busan começaram em Paris, um ano depois. A implementação do novo painel será formalizada na 65ª sessão anual da Assembléia Geral da ONU, em setembro, e na reunião de ministros que será realizada pelo Pnuma, em 2011.

Um documento que certamente irá frequentar as publicações do IPBES é o intitulado A Economia de Ecossistemas e da Biodiversidade (Teeb, na sigla em inglês), que reúne experiências, conhecimentos e habilidades em nível mundial nos campos da ciência, economia e política de modo a permitir ações concretas e eficientes em resposta ao visível impacto causado pelas crescentes perdas da diversidade biológica. Os resultados finais do estudo serão apresentados em outubro, durante a décima Conferência das Partes da ONU sobre Biodiversidade (COP10), em Nagoya (Japão).

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL - 153.905 MORTES
Brasil registra 10,9 mil novos casos de covid-19 em 24 horas
AUXILIO EMERGENCIAL
Caixa paga hoje auxílio emergencial de R$ 300 a 1,6 milhão do Bolsa Família
BRASILEIRÃO
Com possível 'adeus' de Soteldo, Santos vence o Coritiba fora de casa
HORÁRIO DE VERÃO
HORÁRIO DE VERÃO: Brasil não terá horário de verão pelo segundo ano consecutivo
GOVERNO NA CONTRA-MÃO
Bolsonaro: Vacina contra a covid-19 não será obrigatória
BRASIL -152.460 MORTES
Covid-19: Brasil tem 713 óbitos e 28.523 novos casos em 24h
INSS - BLOQUEIO
INSS prorroga interrupção de bloqueio de benefícios
TRAGÉDIA
Bebê de 1 ano morre após ser mordido por cachorro Chow-chow
Coronel Fernanda diz que sobreviveu por obra de Deus SUSTO
Avião com candidata ao senado cai no interior de MT; veja vídeo
FAMOSIDADES
'Não tive outra escolha', diz Suita sobre separação de Gusttavo Lima