Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 4 de dezembro de 2021
ASSEMBLEIA DEZEMBRO 2021
Busca
Brasil

ONU alerta para aumento de laboratórios de drogas no Brasil

24 Fev 2010 - 12h59Por Uol

A Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife) alertou hoje para o crescente número de laboratórios clandestinos no Brasil e em outras nações do Cone Sul, fenômeno relacionado à expansão do consumo de pasta de coca pela população jovem.

De acordo com o relatório anual do órgão, apresentado em Viena, os laboratórios ilegais instalados para a fabricação de cocaína impulsionaram o aumento do uso da pasta da droga nos países da região.

Além do problema do consumo de drogas ilícitas, o documento destaca que o Brasil precisa enfrentar o fato de ser utilizado como rota do tráfico internacional de entorpecentes.

Nesse contrabando foi detectado o envolvimento de cartéis mexicanos, que traficam “grandes remessas ilícitas de cocaína” oriunda de nações latino-americanas “por meio do Brasil”.

Por exemplo, o relatório ressalta que “a cocaína apreendida na África provém, sobretudo, da Colômbia e do Peru, e, muitas vezes, é contrabandeada a partir do Brasil e da Venezuela”.

No tráfico, usa-se cada vez mais o transporte aéreo, segundo as apreensões feitas pela Polícia, já que “aproximadamente 50% da cocaína apreendida no Brasil em 2008 foi contrabandeada por meio de rotas aéreas”.

No Brasil, também começaram a ser instalados laboratórios clandestinos que, além de processar precursores anfetamínicos, produzem comprimidos de ecstasy e metanfetamina.

“Em 2008, drogas sintéticas começaram a ser fabricadas ilicitamente” no Cone Sul, o que “foi comprovado com o estouro de laboratórios de fabricação ilegal de MDMA (ecstasy) e metanfetamina, na Argentina e no Brasil”, indica o relatório.

A Jife, como contrapartida, recomenda o fortalecimento das medidas de combate a esse indesejado desenvolvimento. Especialmente, pede às autoridades que prestem especial atenção "aos possíveis casos de desvio de precursores de estimulantes de tipo anfetamínico, inclusive na forma de preparados farmacêuticos." Por outro lado, o órgão reconhece os inúmeros esforços promovidos pelas autoridades brasileiras nessa luta e lembra que o Governo vem aplicando medidas para evitar a falsificação de produtos farmacêuticos em todo o país.

O relatório destaca que, em 2009, foi implementado no Brasil “um sistema de rastreamento eletrônico para todos os remédios fabricados” no país.

O Governo brasileiro “também fortaleceu as medidas relativas à prescrição e à fiscalização dos anorexígenos, que são largamente consumidos” pelos brasileiros, e adotou iniciativas contra a lavagem de dinheiro.

Leia Também

ABUSO DE AUTORIDADE
PM arrasta homem negro algemado em moto; "Como na escravidão", diz gravação
REVOLTANTE
Índia de 13 anos violentada pelo avô busca ajuda e acaba estuprada por 4 em unidade saúde
DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio