Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

ONU alerta para aumento de laboratórios de drogas no Brasil

24 Fev 2010 - 12h59Por Uol

A Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife) alertou hoje para o crescente número de laboratórios clandestinos no Brasil e em outras nações do Cone Sul, fenômeno relacionado à expansão do consumo de pasta de coca pela população jovem.

De acordo com o relatório anual do órgão, apresentado em Viena, os laboratórios ilegais instalados para a fabricação de cocaína impulsionaram o aumento do uso da pasta da droga nos países da região.

Além do problema do consumo de drogas ilícitas, o documento destaca que o Brasil precisa enfrentar o fato de ser utilizado como rota do tráfico internacional de entorpecentes.

Nesse contrabando foi detectado o envolvimento de cartéis mexicanos, que traficam “grandes remessas ilícitas de cocaína” oriunda de nações latino-americanas “por meio do Brasil”.

Por exemplo, o relatório ressalta que “a cocaína apreendida na África provém, sobretudo, da Colômbia e do Peru, e, muitas vezes, é contrabandeada a partir do Brasil e da Venezuela”.

No tráfico, usa-se cada vez mais o transporte aéreo, segundo as apreensões feitas pela Polícia, já que “aproximadamente 50% da cocaína apreendida no Brasil em 2008 foi contrabandeada por meio de rotas aéreas”.

No Brasil, também começaram a ser instalados laboratórios clandestinos que, além de processar precursores anfetamínicos, produzem comprimidos de ecstasy e metanfetamina.

“Em 2008, drogas sintéticas começaram a ser fabricadas ilicitamente” no Cone Sul, o que “foi comprovado com o estouro de laboratórios de fabricação ilegal de MDMA (ecstasy) e metanfetamina, na Argentina e no Brasil”, indica o relatório.

A Jife, como contrapartida, recomenda o fortalecimento das medidas de combate a esse indesejado desenvolvimento. Especialmente, pede às autoridades que prestem especial atenção "aos possíveis casos de desvio de precursores de estimulantes de tipo anfetamínico, inclusive na forma de preparados farmacêuticos." Por outro lado, o órgão reconhece os inúmeros esforços promovidos pelas autoridades brasileiras nessa luta e lembra que o Governo vem aplicando medidas para evitar a falsificação de produtos farmacêuticos em todo o país.

O relatório destaca que, em 2009, foi implementado no Brasil “um sistema de rastreamento eletrônico para todos os remédios fabricados” no país.

O Governo brasileiro “também fortaleceu as medidas relativas à prescrição e à fiscalização dos anorexígenos, que são largamente consumidos” pelos brasileiros, e adotou iniciativas contra a lavagem de dinheiro.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto