Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 28 de novembro de 2021
Busca
Brasil

ONG douradense auxilia familiares de deficientes múltiplos

12 Nov 2009 - 14h07Por Dourados Informa

Há três anos foi fundada em Dourados a Associação Alecrim, formada por pais e familiares de pessoas com deficiências múltiplas e severas.

A associação é uma organização não-governamental que é coordenada pelo professor Ronaldo Ferreira Gomes, com o intuito de buscar melhoras na qualidade geral de vida das pessoas com deficiências e de familiares, realizando ações que resultem em melhorias sociais.

“Eu e minha esposa resolvemos fundar a associação a partir das dificuldades que enfrentamos para cuidar do tratamento do filho Rafael, que ao nascer teve paralisia cerebral”.

A paralisia do menino, que hoje tem 11 anos, afetou a visão e os movimentos motores. De acordo com Ronaldo, o SUS (Serviço Único de Saúde) cobre o tratamento para os deficientes que precisam de um acompanhamento contínuo de médicos, fisioterapeutas, entre outros especialistas, mas devido a falta de estrutura de Dourados, na cidade não existe esse tipo de tratamento.

Estão cadastradas atualmente na entidade, pelo menos 42 famílias, que se encontram periodicamente, para troca de experiências, além de juntos tentarem buscar melhores condições de tratamento para os pacientes assistidos pela associação.

Membros da associação estão lutando para conseguir implantar em Dourados um projeto que propõe a criação do Centro de Reabilitação do Movimento, que é coordenado pelo neurocirurgião Dr. Marcel Pierobom.

As reuniões da entidade acontecem às quartas-feiras, em escolas, casas, associações, uma vez que a Alecrim ainda não tem sede própria. Quem quiser contribuir de qualquer forma com Alecrim por entrar em contato pelo site www.alecrimdourados.blogspot.com ou pelo telefone 3424-5920.


Leia Também

COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid -19 casos sobem para 22,043 milhões e mortes, para 613,3 mil
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Menina de 11 anos conta para avô que é estuprada pelo padrasto
CRUELDADE
Justiça nega exame de insanidade a mulher que esquartejou filho
MANIACO SEXUAL
Homem é filmado passando a mão em mulher no meio da rua
+ AUMENTO
Conta de luz deve subir mais de 20% no ano que vem, estima ANEEL