Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 23 de outubro de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

Onças, araras e tuiuiús decoram o novo Trem do Pantanal

27 Jul 2006 - 10h48
O Trem do Pantanal turístico, que deverá circular ainda esse ano no trecho de 84 quilômetros entre Corumbá e o distrito de Porto Esperança, ganhou novo design que inclui melhores acomodações, visualidade e uma adesivagem externa dos carros valorizando o Pantanal – sua fauna e flora – e o centro histórico da cidade.

Quando voltar a circular, o comboio de cinco carros – três classe executiva, com 186 poltronas; um restaurante e um panorâmico – vai se confundir com a natureza que permeia os antigos trilhos da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB). Sua nova concepção será mostrada amanhã ao ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, e ao governador Zeca do PT, durante ato em Corumbá.

A composição foi construída no pátio da Novoeste em Sorocaba (SP) sobre carcaças de antigos vagões do “passageiro” que circulou até os anos 90. As paredes e cobertura são de material novo e tem sistema de ar-condicionado. A novidade é o carro varanda, com 40 assentos e sem janelas, propiciando visão panorâmica da paisagem e maior integração com o ambiente.

O novo design, que substitui o modelo convencional dos carros de passageiros por uma proposta que une modernidade e qualidade, visando atender aos turistas mais exigentes, foi concebido pela Brasil Ferrovias em convênio com o Governo do Estado, em 2005. O trabalho de adesivagem foi realizado no início deste ano por uma empresa de Vitória (ES).

A decoração externa dos carros é expressiva, surgindo, em grandes painéis, onças, tuiuiús, jacarés, peixes, ipês amarelos, borboletas, o homem e araras azuis, expressando a rica fauna e flora pantaneira. Também é retratada a história de Corumbá, através do Casario do Porto e da ponte ferroviária sobre o rio Paraguai, em Porto Esperança, construída na década de 40 do século passado.

“A proposta desse novo desenho do trem foi integra-lo no contexto da paisagem pantaneira, dando beleza visual e inserindo o passageiro na historia do lugar que será contada pelo guia durante a viagem”, explicou a diretora-presidente da Agitrams (Agência de Gestão e Integração de Transportes), arquiteta Leatrice Couto, que coordena o projeto do Trem do Pantanal.

A composição que fará parte da primeira fase do novo “passageiro” está visível no pátio da estação ferroviária de Corumbá, tornando-se atração turística. As pessoas que circulam pela antiga esplanada da NOB não deixam de parar na plataforma da estação para admirar os carros decorados. Muitos turistas pedem autorização à Novoeste para fotografa-los.
 
 
APn

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro