Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 25 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Olimpíada do Conhecimento do Senai reúne competidores de 5 municípios

25 Nov 2009 - 14h30Por Fátima News, com Assessoria

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, fez a abertura oficial da competição que vai até esta sexta-feira com a participação de 44 alunos competindo em oito áreas tecnológicas

 

 

A 1ª edição da Olimpíada do Conhecimento do Senai em Mato Grosso do Sul teve início na manhã desta quarta-feira (25/11) e vai até a próxima sexta-feira (27/11) na escola da entidade em Campo Grande com a participação de 44 alunos das unidades de Capital, Corumbá, Dourados, Naviraí e Três Lagoas competido em oito áreas tecnológicas. Na cerimônia de abertura, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou que o evento é sinônimo de que o processo de industrialização está presente no Estado.

 

 

“Hoje, as indústrias já são a base da economia de 19 municípios do Estado e o Sistema Fiems tem o compromisso de apoiar o setor. Podemos afirmar que não tem faltado ações para atender a demanda das empresas aqui instaladas”, reforçou Sérgio Longen, completando que essa primeira edição da Olimpíada do Conhecimento do Senai é a realização de um sonho e faz parte do trabalhão de transformação da matriz econômica de Mato Grosso do Sul.

 

 

Ele também aproveitou para anunciar que a partir de 2011 a competição será realizada no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande , reunindo um número maior de competidores e também de cidades do Estado. “Hoje, iniciamos as competições nas áreas de segurança no trabalho, tecnologia da informação, tornearia mecânica, eletricidade industrial, eletricidade predial, confecção de roupas, mecânica de manutenção e mecânica de automóveis, que fazem parte do dia-a-dia das indústrias”, reforçou.

 

 

Já o deputado estadual Paulo Corrêa, que também participou da cerimônia de abertura da olimpíada, informou que os alunos campeões serão homenageados na Assembléia Legislativa com a medalha de mérito ambiental. “Nessa competição, não teremos vencedores e vencidos, pois todos os competidores são pioneiros nesse evento e estão abrindo o caminho para a realização anual desse grande evento”, disse, destacando que todos estão buscando a capacitação profissional que é a bandeira do Senai.

 

 

O diretor-regional do Senai, Jaime Verruck, ressalta que a Olimpíada do Conhecimento é a mostra da qualidade na educação profissional para desenvolver o talento, a criatividade e o conhecimento do jovem, formando-o profissionalmente para a competitividade e o crescimento da indústria sul-mato-grossense. “É um evento difusor da educação profissional do Senai, motivador de alunos, docentes e técnicos, que proporciona a troca de experiências, preparando e aprimorando esses jovens para as outras etapas da competição, quer em nível nacional ou internacional”, explicou Jaime Verruck.

 

 

Também participaram da abertura  os diretores da Fiems José Francisco Veloso Ribeiro, Irineu Milanesi, Altair da Graça Cruz e Carlos Seiji Tsuge, além da superintendente do Sesi, Maura Gabínio, do superintendente do IEL, Bergson Amarilla, e do secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Agronegócio de Campo Grande, Natal Baglioni Meira Barros, entre outras autoridades.

 

 

O evento

 

 

A competição, considerado o maior evento de promoção da Educação Profissional no Brasil, tem caráter competitivo de atualização tecnológica e de avaliação do processo de ensino aprendizagem da entidade. Na Olimpíada do Conhecimento do Senai, os alunos são avaliados segundo critérios de conhecimento técnico e tecnológico, de qualidades pessoais e de habilidades - requisitos essenciais para inserção e permanência do jovem trabalhador no mercado de trabalho.

 

 

A coordenadora de educação profissional do Senai, Maise Giacomeli, responsável pela etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, explica que os 44 competidores selecionados nas cinco unidades da entidade no Estado são alunos ou egressos de cursos com no mínimo 400 horas-aulas, com no máximo 20 anos completos neste ano e que ainda não participaram em edições anteriores do torneio. “Temos nove candidatos da Capital, 12 são da unidade de Dourados, 12 de Corumbá, oito de Três Lagoas e três de Naviraí, que serão avaliados por 43 técnicos destas unidades e especialistas na ocupação”, discriminou.

 

 

Para Cássio Neves Lemes, aluno do Senai de Dourados e que está competindo na área de eletricidade industrial, o nível de todos os competidores é alto e será difícil conquistar o primeiro lugar. “Apesar disso, vim para vencer e acrescentar isso ao meu currículo profissional que estou começando a formar”, declarou. Assim também pensa Luander Oliveira, do Senai de Corumbá e que vai competir na área de eletricidade industrial. “Vou aproveitar a Olimpíada do Conhecimento para melhorar a minha experiência profissional”, disse.

 

 

Eliel Ribas,

Deixe seu Comentário

Leia Também

ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"
VIDEOS VAZADOS
Torcedora do flamengo esquenta a web com vídeos íntimos
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra em 24 horas 36.473 novos casos e 876 novas mortes
REVOLTANTE
Criança autista vítima de maus tratos é encontrada comendo fezes de cachorro para sobreviver
HOMICIDIO X SUICÍDIO
Marido mata esposa e tira própria vida; criança de 3 anos pede socorro a vizinho
NEGLIGÊNCIA
Criança de 2 anos ao volante mata prima de 3 anos atropelada