Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Olimpíada do Conhecimento do Senai reúne competidores de 5 municípios

25 Nov 2009 - 14h30Por Fátima News, com Assessoria

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, fez a abertura oficial da competição que vai até esta sexta-feira com a participação de 44 alunos competindo em oito áreas tecnológicas

 

 

A 1ª edição da Olimpíada do Conhecimento do Senai em Mato Grosso do Sul teve início na manhã desta quarta-feira (25/11) e vai até a próxima sexta-feira (27/11) na escola da entidade em Campo Grande com a participação de 44 alunos das unidades de Capital, Corumbá, Dourados, Naviraí e Três Lagoas competido em oito áreas tecnológicas. Na cerimônia de abertura, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou que o evento é sinônimo de que o processo de industrialização está presente no Estado.

 

 

“Hoje, as indústrias já são a base da economia de 19 municípios do Estado e o Sistema Fiems tem o compromisso de apoiar o setor. Podemos afirmar que não tem faltado ações para atender a demanda das empresas aqui instaladas”, reforçou Sérgio Longen, completando que essa primeira edição da Olimpíada do Conhecimento do Senai é a realização de um sonho e faz parte do trabalhão de transformação da matriz econômica de Mato Grosso do Sul.

 

 

Ele também aproveitou para anunciar que a partir de 2011 a competição será realizada no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande , reunindo um número maior de competidores e também de cidades do Estado. “Hoje, iniciamos as competições nas áreas de segurança no trabalho, tecnologia da informação, tornearia mecânica, eletricidade industrial, eletricidade predial, confecção de roupas, mecânica de manutenção e mecânica de automóveis, que fazem parte do dia-a-dia das indústrias”, reforçou.

 

 

Já o deputado estadual Paulo Corrêa, que também participou da cerimônia de abertura da olimpíada, informou que os alunos campeões serão homenageados na Assembléia Legislativa com a medalha de mérito ambiental. “Nessa competição, não teremos vencedores e vencidos, pois todos os competidores são pioneiros nesse evento e estão abrindo o caminho para a realização anual desse grande evento”, disse, destacando que todos estão buscando a capacitação profissional que é a bandeira do Senai.

 

 

O diretor-regional do Senai, Jaime Verruck, ressalta que a Olimpíada do Conhecimento é a mostra da qualidade na educação profissional para desenvolver o talento, a criatividade e o conhecimento do jovem, formando-o profissionalmente para a competitividade e o crescimento da indústria sul-mato-grossense. “É um evento difusor da educação profissional do Senai, motivador de alunos, docentes e técnicos, que proporciona a troca de experiências, preparando e aprimorando esses jovens para as outras etapas da competição, quer em nível nacional ou internacional”, explicou Jaime Verruck.

 

 

Também participaram da abertura  os diretores da Fiems José Francisco Veloso Ribeiro, Irineu Milanesi, Altair da Graça Cruz e Carlos Seiji Tsuge, além da superintendente do Sesi, Maura Gabínio, do superintendente do IEL, Bergson Amarilla, e do secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Agronegócio de Campo Grande, Natal Baglioni Meira Barros, entre outras autoridades.

 

 

O evento

 

 

A competição, considerado o maior evento de promoção da Educação Profissional no Brasil, tem caráter competitivo de atualização tecnológica e de avaliação do processo de ensino aprendizagem da entidade. Na Olimpíada do Conhecimento do Senai, os alunos são avaliados segundo critérios de conhecimento técnico e tecnológico, de qualidades pessoais e de habilidades - requisitos essenciais para inserção e permanência do jovem trabalhador no mercado de trabalho.

 

 

A coordenadora de educação profissional do Senai, Maise Giacomeli, responsável pela etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, explica que os 44 competidores selecionados nas cinco unidades da entidade no Estado são alunos ou egressos de cursos com no mínimo 400 horas-aulas, com no máximo 20 anos completos neste ano e que ainda não participaram em edições anteriores do torneio. “Temos nove candidatos da Capital, 12 são da unidade de Dourados, 12 de Corumbá, oito de Três Lagoas e três de Naviraí, que serão avaliados por 43 técnicos destas unidades e especialistas na ocupação”, discriminou.

 

 

Para Cássio Neves Lemes, aluno do Senai de Dourados e que está competindo na área de eletricidade industrial, o nível de todos os competidores é alto e será difícil conquistar o primeiro lugar. “Apesar disso, vim para vencer e acrescentar isso ao meu currículo profissional que estou começando a formar”, declarou. Assim também pensa Luander Oliveira, do Senai de Corumbá e que vai competir na área de eletricidade industrial. “Vou aproveitar a Olimpíada do Conhecimento para melhorar a minha experiência profissional”, disse.

 

 

Eliel Ribas,

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS