Menu
SADER_FULL
domingo, 24 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Olimpíada de Matemática avalia mais de 265 mil alunos em MS

28 Ago 2006 - 14h03

Amanhã, 265.092 alunos da rede pública de ensino de Mato Grosso do Sul participarão da primeira fase da 2ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Em todo o estado, 92% das escolas municipais e estaduais de todos os municípios se inscreveram para a competição, que é realizada pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). No Brasil, mais de 14 milhões de alunos participam.

De acordo com o site da Obmep, a olimpíada tem o objetivo de motivar o estudo da matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes. As provas da primeira fase são elaboradas pela coordenadoria da Obmep e serão aplicadas e corrigidas pelas próprias escolas. Serão selecionados 5% dos alunos inscritos por escola, que farão a segunda fase da competição no dia 18 de novembro, com a aplicação e a correção das provas feitas por fiscais da olimpíada.

Os alunos serão divididos por três níveis de avaliação: o nível um reunirá alunos de 5ª e 6ª séries; o nível dois, de 7ª e 8ª séries; e o nível três avaliará estudantes do ensino médio. Na primeira edição da olimpíada, cinco alunos da rede pública de MS ganharam medalhas de ouro. Os alunos Rafael Rocha da Silva, da escola estadual Rui Barbosa de Campo Grande, Iago T. de Souza e Silva e Matheus A. R. N. da Silva, do colégio Militar de Campo Grande, foram premiados pelo nível um. Pelo nível dois, o aluno Alessandro Andrioni Silva, do colégio Militar de Campo Grande, foi o vencedor. Já o nível três premiou com medalha de ouro o aluno Willian Diego Oliveira, da Escola Estadual Guimarães Rosa, da cidade de Sete Quedas.

Premiação - A Obmep premiará com 300 medalhas de ouro os alunos selecionados pela segunda fase com os melhores resultados no país nos três níveis. Também serão concedidas 405 medalhas de prata e 405 medalhas de bronze, sendo que 15 medalhas serão entregues para os cinco melhores de cada nível do estado. Além disso, serão concedidas aos alunos premiados 2.001 bolsas de Iniciação Cientifica Jr., do CNPq.

Além dos alunos, as escolas e os municípios também ganham prêmios. As unidades de ensino de cada estado e do Distrito Federal que alcançarem os melhores resultados entre seus alunos, receberão um notebook com datashow e livros para composição de uma biblioteca básica de matemática. Os 50 municípios selecionados receberão troféus, e serão premiados por causa da pontuação das suas respectivas escolas e alunos.

 

 

APn

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA