Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Oktoberfest festeja seu bicentenário na Alemanha

18 Set 2010 - 10h42Por Redação Terra

A Oktoberfest, a tradicional Festa da Cerveja de Munique, teve início neste sábado em meio às comemorações de seu bicentenário. Remontando ao casamento do então futuro rei da Baviera, Luís I com Teresa von Sachsen-Hildburghausen, em 12 de outubro de 1810, a Oktoberfest se converteu no correr dos anos na mais importante festa popular da Europa.

Até 4 de outubro os carrosseis da época e as corridas hípicas em memória das organizadas na época da corte da Baviera darão um toque de nostalgia a este acontecimento, que também é uma verdadeira peregrinação para os apreciadores de uma boa cerveja. A loja real, que havia sido deixada de lado em 1913, foi reconstituída para esta ocasião. Também com motivo do bicentenário, seis grandes cervejarias de Munique elaboraram um tipo de cerveja segundo as receitas de séculos passados, para tentar reproduzir o gosto da época.

A receita desta bebida, que só será comercializada durante a celebração, é mantida cuidadosamente guardada no Museu da Festa. O prefeito Christian Ude inaugura oficialmente os 17 dias de festividades perfurando o primeiro barril de cerveja, um ritual que se mantém intacto há 60 anos.

Dezessete câmeras de vigilância foram instaladas fora das lojas, enquanto que no interior cerca de mil seguranças estão encarregados de manter a ordem. "Não há uma ameaça concreta, mas uma unidade antiterrorista está pronta para atuar", afirmou Wolfgang Wenger, porta-voz da polícia de Munique, a terceira cidade da Alemanha com 1,6 milhão de habitantes.

Esta festa, representante do folclore bávaro, é organizada desde sua criação no "Theresenwiese", um parque oval de 31 hectares batizado em homenagem à rainha da Baviera, no local onde foi celebrado seu casamento. Desde os anos 1980, a Oktoberfest recebe uma média de seis milhões de visitantes, 72% dos quais são da região e 19% são turistas estrangeiros, que consomem igual porcentagem de litros de cerveja, segundo a secretaria de Turismo.

Cada um gasta em média 54 euros e assegura assim uma entrada de 830 milhões de euros à cidade. O preço de uma jarra de um litro de cerveja, o pedido mínimo, custa este ano 8,30 e 8,90 euros. Em função de que durante sua história foi cancelada 24 vezes - por causa de guerras, epidemias de cóleras ou períodos de forte inflação -, a edição deste ano da Oktoberfest é a de apenas número 177.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação