Menu
ASSEMBLEIA DEZEMBRO 2021
terça, 7 de dezembro de 2021
SADER_FULL
Busca
Brasil

Oito cidades de MS enfrentam alta taxa de incidência de dengue

8 Jan 2010 - 10h49Por Mídia Max / Paulo Xavier

Oito municípios de Mato Grosso do Sul estão com alta taxa de incidência da dengue e enfrentam uma epidemia da doença. A informação do secretário de Saúde em exercício, Eugênio Barros, que afirma que a doença não é um caso epidêmico em Campo Grande.

De acordo com Barros, os municípios que estão com alta taxa de incidência em relação ao número de moradores são os seguintes: Bodoquena, Anastácio, Jardim, Nioaque, Pedro Gomes, Rio Brilhante, Aquidauana e Porto Murtinho). Segundo ele, esses municípios são preocupantes porque há mais de mil casos de incidência por 100 mil habitantes.

O município mais preocupante é do de Bodoquena com 5.282,61 casos de incidência por 100 mil habitantes. De acordo com Barros, em Campo Grande, não pode ser considerada uma epidemia a incidência não chega a 300 casos.

“É preocupante a situação nesses municípios porque causa da relação que se faz do número de habitantes com os casos. É mais preocupante, por exemplo, em Rio Brilhante, onde tem 26 mil habitantes e teve 281 casos de dengue, do que em Campo Grande, onde teve mais de mil casos, mas a incidência não chega 300. Na Capital, são locais isolados que estão com muitos casos como o Tarumã e o Coophavila. Assim como em Corumbá que fez um bom trabalho e está com uma incidência baixa.”, afirma Barros.

Barros afirma que trabalhos estão sendo feitos pelas secretarias de saúde para resolver o problema da dengue no Estado. De acordo com ele, junto com o trabalho das secretarias e a queda das chuvas, os casos devem começar a diminuir a partir de março.

“As secretarias estão trabalhando, foram realizadas capacitações. Com a queda das chuvas, deve decair também o número de casos em março. Nós temos que diminuir a população de vetores e tratar das pessoas que estão com a doença com atenção”, afirma barros.

Leia Também

SONHO DA MATERNIDADE
Servidora Pública perde marido para a Covid, mas realiza sonho e dá à luz trigêmeos
LIÇÕES DA BIBLIA
O céu dos céus
covid_04.12 COVID NO BRASIL
Covid-19: país tem 22,1 milhões de casos e 615,5 mil mortes
LIÇÕES DA BIBLIA
Deuteronômio em escritos posteriores
ABUSO DE AUTORIDADE
PM arrasta homem negro algemado em moto; "Como na escravidão", diz gravação
REVOLTANTE
Índia de 13 anos violentada pelo avô busca ajuda e acaba estuprada por 4 em unidade saúde
DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança