Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
DOURADOS

Obras do Frigorífico do Peixe estão paralisadas

A construção do Frigorífico do Peixe, situada às margens da BR-163 em Dourados, está paralisada há pelo menos seis meses.

3 Mar 2011 - 08h50Por Diário MS

A construção do Frigorífico do Peixe, situada às margens da BR-163 em Dourados, está paralisada há pelo menos seis meses. A previsão inicial era de que a obra fosse concluída em novembro do ano passado e o frigorífico ativado ainda no primeiro semestre deste ano.

No entanto, oito meses depois do início das obras, somente a parte que vai comportar o setor administrativo foi erguida. A empresa responsável pela obra deu início às atividades entre maio e junho do ano passado.

Desde então, só foram erguidas as paredes de uma estrutura pequena que já existia no local. “Lá por agosto parou, a gente não sabe ao certo o porquê. A empresa alegou que era contrapartida da prefeitura fazer a terraplanagem e que, como não foi feita, não tinha como continuar a construção”, conta André Melhorança, presidente da MS Peixe, cooperativa de aquicultura de Dourados.

Na época, a prefeitura não deixou claro aos piscicultores o motivo da suspensão das obras. “A prefeitura disse para gente que faltava a licença ambiental e o SIF (Sistema de Inspeção Federal). Como depois trocou muitas vezes de prefeito e secretários, ficando por pouco tempo cada um, dificultou um pouco para que a questão se resolvesse, e nós ficamos sem saber ao certo o que realmente aconteceu”, disse Melhorança.


De acordo com a cooperativa, a empresa responsável pela obra pediu, ainda no final do ano passado, uma prorrogação do prazo de entrega da edificação. O pedido foi aceito pela prefeitura, que concedeu até junho deste ano. “Com a obra parada, sem andamento como está, nós não temos muitas esperanças de que vai mesmo começar a funcionar ainda este ano, mesmo com esse novo prazo”, afirma o presidente. A equipe do Diário MS tentou entrar em contato com a secretária de Agricultura, Indústria e Comércio, Neire Colman, mas não obteve êxito até o fechamento desta edição.


O investimento de pouco mais de R$ 1 milhão é custeado pelo Ministério de Pesca e Aqüicultura. O recurso está nos cofres da prefeitura desde janeiro de 2009. “É uma necessidade antiga dos piscicultores e pode trocar administração quantas vezes forem necessárias, que agente vai continuar brigando por este frigorífico”, disse Melhorança. A área a ser construída foi doada pela prefeitura e tem 3,5 hectares.


A região tem pelo menos 300 piscicultores que aguardam o término da obra. “A única opção de compra na região é o frigorífico de Itaporã. Não ter concorrência é bom para a empresa, mas não para os piscicultores. Hoje, Mato Grosso do Sul importa peixe de Estados como Mato Grosso e Paraná, que tem incentivos do Governo do Estado para a produção. Em outras épocas, nós exportávamos para estes Estados, mas faltou incentivo para continuar”, lembra o representante da cooperativa.


A expectativa é a geração de, pelo menos, 1,5 mil empregos diretos e indiretos com a construção do frigorífico. No projeto está previsto que ele funcione como entreposto para o pescado produzido na região, que vai sair do local pronto para ser entregue ao consumidor. A capacidade será para cinco toneladas diárias de peixe, mas com perspectiva de aumento nos anos seguintes.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente