Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 22 de janeiro de 2021
Busca
DOURADOS

Obras do Frigorífico do Peixe estão paralisadas

A construção do Frigorífico do Peixe, situada às margens da BR-163 em Dourados, está paralisada há pelo menos seis meses.

3 Mar 2011 - 08h50Por Diário MS

A construção do Frigorífico do Peixe, situada às margens da BR-163 em Dourados, está paralisada há pelo menos seis meses. A previsão inicial era de que a obra fosse concluída em novembro do ano passado e o frigorífico ativado ainda no primeiro semestre deste ano.

No entanto, oito meses depois do início das obras, somente a parte que vai comportar o setor administrativo foi erguida. A empresa responsável pela obra deu início às atividades entre maio e junho do ano passado.

Desde então, só foram erguidas as paredes de uma estrutura pequena que já existia no local. “Lá por agosto parou, a gente não sabe ao certo o porquê. A empresa alegou que era contrapartida da prefeitura fazer a terraplanagem e que, como não foi feita, não tinha como continuar a construção”, conta André Melhorança, presidente da MS Peixe, cooperativa de aquicultura de Dourados.

Na época, a prefeitura não deixou claro aos piscicultores o motivo da suspensão das obras. “A prefeitura disse para gente que faltava a licença ambiental e o SIF (Sistema de Inspeção Federal). Como depois trocou muitas vezes de prefeito e secretários, ficando por pouco tempo cada um, dificultou um pouco para que a questão se resolvesse, e nós ficamos sem saber ao certo o que realmente aconteceu”, disse Melhorança.


De acordo com a cooperativa, a empresa responsável pela obra pediu, ainda no final do ano passado, uma prorrogação do prazo de entrega da edificação. O pedido foi aceito pela prefeitura, que concedeu até junho deste ano. “Com a obra parada, sem andamento como está, nós não temos muitas esperanças de que vai mesmo começar a funcionar ainda este ano, mesmo com esse novo prazo”, afirma o presidente. A equipe do Diário MS tentou entrar em contato com a secretária de Agricultura, Indústria e Comércio, Neire Colman, mas não obteve êxito até o fechamento desta edição.


O investimento de pouco mais de R$ 1 milhão é custeado pelo Ministério de Pesca e Aqüicultura. O recurso está nos cofres da prefeitura desde janeiro de 2009. “É uma necessidade antiga dos piscicultores e pode trocar administração quantas vezes forem necessárias, que agente vai continuar brigando por este frigorífico”, disse Melhorança. A área a ser construída foi doada pela prefeitura e tem 3,5 hectares.


A região tem pelo menos 300 piscicultores que aguardam o término da obra. “A única opção de compra na região é o frigorífico de Itaporã. Não ter concorrência é bom para a empresa, mas não para os piscicultores. Hoje, Mato Grosso do Sul importa peixe de Estados como Mato Grosso e Paraná, que tem incentivos do Governo do Estado para a produção. Em outras épocas, nós exportávamos para estes Estados, mas faltou incentivo para continuar”, lembra o representante da cooperativa.


A expectativa é a geração de, pelo menos, 1,5 mil empregos diretos e indiretos com a construção do frigorífico. No projeto está previsto que ele funcione como entreposto para o pescado produzido na região, que vai sair do local pronto para ser entregue ao consumidor. A capacidade será para cinco toneladas diárias de peixe, mas com perspectiva de aumento nos anos seguintes.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GANGUE DO TIJOLO
Menores entre 13 e 17 anos formam bando e fazem 'arrastão'; veja vídeo
LUZ DO DIA
Empresário é executado com três tiros dentro de carro
SELFIE DA MORTE
Professora tenta tirar selfie e morre afogada ao cair no mar
tratamento precoce prefeito curitiba 100 TRATAMENTO
"Estão no Cemitério", diz prefeito de Curitiba sobre pessoas que usaram tratamento precoce Covid-19
A CASA CAIU
Mulher invade casa e flagra namorado fazendo sexo com outra; veja vídeo
LINHA DE FRENTE
'Ele lutou até o final', diz irmã de médico de 28 anos, após quase um mês morreu de Covid-19
SEU BOLSO
Litro da gasolina sobe R$ 0,15 nas refinarias da Petrobras
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Na calada da noite, namorado da avó estupra criança de 12 anos e é espancado por vizinhos
CONCURSO PÚBLICO
Concurso da Aeronáutica somam com as 21 mil vagas em outros concursos que a semana oferece
DEU RUIM
Jovem é atingido por raio enquanto usava celular no banheiro