Menu
SADER_FULL
quarta, 1 de dezembro de 2021
Busca
Brasil

Obesidade está relacionada à incidência de câncer, diz médico

28 Nov 2009 - 08h32Por Folha Online

A obesidade causada pelo sedentarismo e pela má alimentação deixa as pessoas suscetíveis ao câncer. O ganho excessivo de peso, que hoje é epidemia nos países de primeiro mundo, principalmente os Estados Unidos, está avançando no Brasil a uma velocidade alarmante, segundo o diretor do Centro de Oncologia de Campinas (SP), Fernando da Cunha.

"O obeso tem uma maior chance de desenvolver o câncer de mama, principalmente as mulheres depois da menopausa. Na mulher obesa, há ainda a frequência do câncer do colo do útero. Outros tipos de câncer, como o do pâncreas e do esôfago também estão ligados ao peso", disse hoje, em entrevista ao programa "Revista Brasil", da Rádio Nacional.

O oncologista ressaltou ainda que a bebida associada ao fumo são os principais responsáveis pelo aumento nos índices dos chamados tumores de cabeça, que são os cânceres de difícil controle, e que atacam a língua, boca, laringe, faringe e esôfago. Para o ele, os cigarros de baixo teor de nicotina são os piores.

"Não existe cigarro inofensivo. O cigarro chamado de baixo teor é pior. Acreditamos que o malefício do fumo está no alcatrão, nas mais de 2.000 substâncias cancerígenas que ele tem. A nicotina é uma substância que faz com que a pessoa se torne viciada. Então os cigarros de baixo teor faz com que o indivíduo acabe fumando mais em número, e mais alcatrão ele ingere", explicou.

Segundo o médico, o Brasil tem apresentado avanços na área de diagnósticos, técnicas de cirúrgicas e descoberta de novos medicamentos, que estão atuando diretamente contra a doença, têm garantido uma melhor qualidade de vida dos pacientes, mas que falta ainda uma evolução na área preventiva.

Leia Também

AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid -19 casos sobem para 22,043 milhões e mortes, para 613,3 mil
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Menina de 11 anos conta para avô que é estuprada pelo padrasto