Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 7 de março de 2021
SADER_FULL
Busca
Brasil

Obama, Sarkozy e Cameron afirmam que Khadafi levará Líbia ao caos

15 Abr 2011 - 09h50Por

Em texto conjunto, os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da França, Nicolas Sarkozy, e o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, David Cameron, afirmam ser “impossível imaginar que a Líbia tenha futuro com [o presidente Muammar] Khadafi”.

Eles defendem ainda a manutenção da intervenção militar no país em nome do processo que consideram ser de transição política.

“Trata-se de afastar Khadafi pela força. É impossível imaginar que a Líbia tenha futuro com Khadafi. É impensável que alguém que quis massacrar o seu povo tenha um papel no futuro governo líbio”, diz o texto.

O comunicado assinado por Obama, Sarkozy e Cameron foi publicado em jornais da Europa, dos Estados Unidos e também em um veículo que circula nos países árabes. O artigo foi publicado no Le Fígaro (França), The Times (Grã-Bretanha), International Herald Tribune (EUA) e Al Hayat (veiculado em vários países de idioma árabe).

“A Líbia estaria condenada a ser não apenas um Estado pária, mas também um Estado falho”, diz o texto, referindo-se à possibilidade de Khadafi ser mantido no poder. “Qualquer compromisso que deixe Kadhafi no poder se traduzirá em mais caos e anarquia”, acrescenta o comunicado.

Obama, Sarkozy e Cameron afirmam que apenas com a presença militar estrangeira será possível garantir o processo de transição democrática na Líbia. “Então, poderá começar a verdadeira transição de um regime ditatorial para um processo constitucional aberto a todos, com uma nova geração de dirigentes.”.

Por fim, eles apelam para que a Organização das Nações Unidas (ONU) “ajude o povo líbio a reconstruir o que foi destruído por Khadafi”. Em seguida, Obama, Sarkozy e Cameron acrescentam: “É o povo líbio, e não a ONU, que escolherá sua nova Constituição, elegerá os seus dirigentes e escreverá o próximo capítulo da sua história”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

100 UTI = OBITO
Ministério da Saúde prevê 3 mil mortes por dia por covid-19 nas próximas duas semanas
TRISTEZA NA FAMILIA
'Não tem UTI,amo vcs':a história por trás do tuíte viral que revela mensagens de mãe morta por covid
DISPARO ACIDENTAL
Assessor em fazenda do cantor Leonardo morre vitima de tiro acidental
VIOLENCIA DOMESTICA
Vítima de violência doméstica escreve bilhete com pedido SOS em agência bancária: 'Ele tá ai fora'
ALERTA AO CPF
Confira se o seu CPF foi usado de maneira IRREGULAR por desconhecidos
VAMOS PREVENIR
Igreja Adventista vota documento com orientações sobre cultos e reuniões
ALERTA AOS JOVENS
O que está por trás da alta das internações de jovens com covid
BRASIL EM PÂNICO
Brasil tem novo recorde de mortes por covid em 24 horas: 1.910
100 TRÉGUA
Brasil registra 1.726 mortes em 24 horas e bate novo recorde na pandemia; total chega a 257,5 mil
EXECUÇÃO NA MADRUGADA
Dona de bar é degolada e corpo encontrado nos fundos do estabelecimento