Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Obama propõe legalização de imigrantes

1 Jul 2010 - 14h54Por Agência Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, cobrou hoje (1º) da sociedade e dos políticos norte-americanos o apoio para a reforma do sistema de imigração do país. Lembrando que os Estados Unidos foram construídos por imigrantes, Obama disse que o “sistema está falido” e propôs, sutilmente, a anistia aos cerca de 11 milhões de ilegais que vivem no país. Também exigiu que os imigrantes ilegais assumam responsabilidades, como o pagamento de impostos.

“A política de quem é e quem não é permitido entrar neste país, e em que condições, sempre foi controversa. E isso continua sendo verdade hoje”, disse o presidente, em discurso na American University, em Washington. “O sistema está falido. E todo mundo sabe disso. Infelizmente, a reforma tem sido refém de posturas políticas e disputas de interesse especial e ao sentimento difuso em Washington.”

Segundo Obama, o descompasso na condução da política migratória nos Estados Unidos provocou o atual quadro com “11 milhões de imigrantes indocumentados” no país. “A esmagadora maioria destes homens e mulheres simplesmente procuram uma vida melhor para si e seus filhos”.

De acordo com o presidente, os imigrantes ilegais, em geral, têm um perfil comum. “Muitos se estabelecem em setores de baixos salários da economia, trabalham duro, poupam e ficam fora [de eventuais benefícios]. Mas porque eles vivem nas sombras, são vulneráveis a empresas sem escrúpulos”, disse.

Obama afirmou que é “tarefa” de todos “moldar” um sistema de imigração que “reflita nossos valores como uma nação de leis e uma nação de imigrantes”. Ele ressaltou que, no entanto, é fundamental que os imigrantes, uma vez legalizados, também cumpram com as responsabilidades.

“Temos de exigir responsabilidade das pessoas que vivem aqui ilegalmente. Eles [os imigrantes legalizados] devem ser obrigados a admitir que eles quebraram a lei [quando eram ilegais]. Eles devem ser obrigados a registrar, pagar impostos, pagar uma multa e aprender inglês. Eles devem acertar com a lei antes que  possam entrar na fila e ganhar sua cidadania”, disse o presidente. “Podemos criar um caminho para o status legal que é justo e reflete nossos valores e obras.”

O presidente norte-americano reconheceu que é necessário mudar também o esquema de segurança nas fronteiras dos Estados Unidos. Ele admitiu que há falhas na estrutura atual. “Hoje temos mais botas no chão, perto da fronteira sudoeste, do que houve em qualquer outro momento da nossa história.”

Para Obama, a polêmica no estado do Arizona – que, em abril, autorizou que policiais abordem suspeitos e os investiguem – foi resultado da ausência de uma política nacional eficiente para os imigrantes. Obama criticou a medida e considerou-a divisionista. “É mal concebida”, afirmou.

Ele rechaçou a possibilidade de promover um programa de deportação em massa. “Assim, mesmo se fosse possível, um programa de deportação em massa perturbaria a economia e as comunidades de tal forma que isso seria intolerável para a maioria dos norte-americanos”, disse.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS