Menu
SADER_FULL
quinta, 22 de outubro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

OAB/MS entra com mandado de segurança contra Governo de MS

11 Jun 2010 - 14h18Por MS Notícias

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul entrou nesta quinta-feira (10), na Justiça Estadual, com um mandado de segurança contra o Governo do Estado para que seja instalada a Corregedoria do Serviço Público. A medida está prevista na Lei Estadual 2157/2000, aprovada pela Assembléia Legislativa, e estabelece, entre outras coisas, que o órgão criado será dirigido por um advogado indicado pela OAB/MS. 
 
No entendimento da OAB/MS, a ação junto à Justiça Estadual se faz necessária em razão de se caracterizar “uma grave e ilegal omissão da autoridade”, considerando que a lei que institui a Corregedoria do Serviço Publico já estava, inclusive, sancionada pelo governador da época. “Para que esse órgão público previsto em lei seja de fato instalado, depende-se tão somente de um Regulamento expedido pelo Governo do Estado”, argumenta o presidente da OABMS, Leonardo Avelino Duarte.

O presidente da Seccional de Mato Grosso do Sul lembra que a Corregedoria do Serviço Público já foi reconhecida por agentes públicos estaduais da atual gestão, como a Secretaria de Administração, conforme atestam alguns documentos que estão anexados ao mandado de segurança. “No entanto, lamentavelmente, nada se fez para que esse órgão seja efetivamente colocado em pleno funcionamento”, argumenta Leonardo Duarte.

Para a OAB/MS, a implantação da Corregedoria do Serviço Público consolida ainda mais o regime democrático, uma vez que o exercício do poder público estatal está exposto ao controle social dos cidadãos e à fiscalização da ordem jurídico-constitucional dos magistrados e tribunais, conforme ressalta o próprio Supremo Tribunal Federal (STF), por meio de parecer do ministro, Celso de Mello.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CORONAVIRUS
Morre voluntário brasileiro que participava de testes da vacina de Oxford
MORTE SUBITA
Idoso morre em voo de Cuiabá para SP; avião faz pouso de emergência
BRASIL - 154.176 MORTES
Covid-19: Brasil tem mais 271 óbitos e 15.383 novos casos em 24h
TRAGÉDIA NA CIDADE
Acidente entre trem e e micro-ônibus deixa uma mulher morta e feridos
VEJA VIDEO
Índio precisa buscar socorro a cavalo após ataque de onça
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Filha de 9 anos flagra pai estuprando menina de 5 na lateral da casa
AUXILIO POPULAÇÃO
Auxílio emergencial: 5,6 milhões de pessoas recebem nesta terça-feira
FAMOSIDADES
Luan Santana e Jade Magalhães terminam noivado de 12 anos
CORONAVIRUS NOS ANIMAIS
Gato é o primeiro animal no Brasil que testa positivo para o Coronavirus
ABSURDO
Enfermeiros, fisioterapeuta e médico são afastados após denúncia de estupro na UTI