Menu
SADER_FULL
domingo, 16 de maio de 2021
Busca
Brasil

OAB/MS cria comissão e lança site para combater corrupção eleitoral

22 Jul 2010 - 07h20

Para atuar contra a compra e venda de votos e outros delitos durante as eleições de outubro, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso do Sul, criou a Comissão Especial de Acompanhamento nas Eleições 2010 (CEAE). Além disso, a OAB/MS coloca à disposição da comunidade o site "Eleições Limpas", que será lançado oficialmente na próxima sexta-feira (23), às 9 horas, no plenário da instituição.

No lançamento do site, estarão presentes o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Luiz Carlos Santini, o procurador Regional Eleitoral, Pedro Paulo Grubits Gonçalves de Oliveira, advogados e outras autoridades.

O site vai contribuir para a fiscalização e o acompanhamento do processo eleitoral com transparência e disponibilizará informações no que diz respeito a legislações, notícias e prazos para as eleições, e, principalmente, informará aos cidadãos, os candidatos que estarão na lista da chamada Ficha Limpa. Os eleitores poderão fazer denúncias contra atos ilícitos durante o período eleitoral.

A CEAE será presidida por Daniel Castro Gomes da Costa. Os advogados André Luis Xavier Machado e Rachel de Paula Magrini, atuarão, respectivamente, como vice-presidente e como secretária-geral. De acordo com Castro, é de suma importância que a sociedade saiba quem está elegendo. "O Eleições Limpas será um portal da sociedade para com a OAB/MS. Nossa missão é informar a população de forma clara e simples sobre os candidatos que estão na disputa. É preciso estar bem informado para poder votar com consciência."

O presidente da OAB/MS, Leonardo Avelino Duarte, afirmou que a entidade verificará o cumprimento da lei. "É obrigação disponibilizar essas informações. Estaremos junto com o Ministério Público Federal e o Tribunal Regional Eleitoral, para solucionar a corrupção eleitoral. A Ordem assume esse compromisso".

A Comissão pretende ainda realizar palestras e debate entre os candidatos ao Governo do Estado a ser realizado na Seccional de MS. O evento será aberto a toda a comunidade jurídica e aos advogados. Além disso, todos os advogados de Mato Grosso do Sul poderão participar enviando perguntas e sugestões para a Comissão Especial de Acompanhamento nas Eleições.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SONHO INTERROMPIDO
Agente educacional morta em ataque a creche em Saudades queria fazer intercâmbio no Canadá
PESQUISA PRESIDENCIAL
Datafolha mostra Lula disparado na corrida eleitoral
NOVA INFECÇÃO
Covid-19: após 3 semanas de queda, casos de coronavírus avançam no Brasil puxados por 9 Estados
TRISTEZA NA FAMILIA
Seis pessoas da mesma familia morrem vítimas da Covid-19
NOVAS REGRAS
WhatsApp: o que acontece se você não aceitar novas regras do aplicativo até 15 de maio
FAMOSIDADES
Pai da campeã do 'BBB 21' Juliette vive em casinha de barro na Paraíba
CACHAÇA
Jovem enfia garrafa no ânus durante bebedeira e vai parar no hospital
ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe
FRIO - FÁTIMA DO SUL NOVA ONDA DE FRIO
Frio de origem polar começa a ser sentido novamente e terá geada