Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 21 de junho de 2021
Busca
Brasil

O uso incorreto de lentes de contato pode cegar

4 Jan 2010 - 17h13Por O Dia

Lentes de contato são uma opção prática para muitas pessoas com problemas de visão. Mas especialistas alertam: seu mau uso traz risco de cegueira. Estudo conduzido pelo oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier (Campinas), mostra que 2 em cada 10 brasileiros que usam lente de contato têm complicações na córnea.

Desde setembro tramita na Câmara Federal parecer do Conselho Federal de Medicina para que a prescrição de lentes seja feita exclusivamente por oftalmologistas. Queiroz Neto destaca que as complicações atingem mais quem compra lentes em farmácias ou óticas sem prescrição médica. "Para evitar ferimentos na córnea é preciso fazer vários exames. Nem toda pessoa pode usar lente de contato. Quem tem baixa produção lacrimal ou doenças alérgicas pode não ter boa adaptação", exemplifica.

Segundo o especialista, mesmo as lentes indicadas para uso noturno devem ser retiradas antes de dormir porque à noite a produção de lágrimas é menor. Dormir com lentes de contato ou usar além do tempo prescrito reduz a oxigenação da córnea. "Isso aumenta em até dez vezes a chance de contrair contaminação por bactérias que podem levar à ulcera corneana e à cegueira", diz.

Outro erro comum é lavar a lente e o estojo com soro fisiológico, em vez de usar soluções apropriadas. "O soro não contém conservantes e se torna um campo fértil para a proliferação de bactérias e fungos."

 

O oftalmologista recomenda, ainda, lavar cuidadosamente as mãos antes de manipular as lentes de contato. Outras providências importantes são trocar o estojo a cada quatro meses e nunca entrar no mar ou na piscina com as lentes. No caso de viagens de avião, elas devem ser retiradas se o voo durar mais de três horas. E, a qualquer desconforto, deve-se procurar oftalmologista.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Policial
Criança de 6 anos sofre trauma de crânio após cair de atração no Beto Carrero World
DOSE ÚNICA
Avião com 1,5 milhão de doses da Janssen chega amanhã, diz ministro
REAÇÃO CERTEIRA
Mulher flagra filha sofrendo estupro e esfaqueia pedófilo
VIOLENCIA DOMESTICA
Menina de 12 anos furta bisavô e leva 10 chibatadas da mãe por ordem do CV
MILIONÁRIO
Aposta única fatura prêmio de R$ 7 milhões da Mega-Sena
AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa paga hoje 3ª parcela do auxílio emergencial para nascidos em março
LUTO NA MÚSICA
Cantora gospel que defendia tratamento precoce morre de Covid-19 após ter os pulmões comprometidos
VIDEO
Cliente carrega mangueira sem perceber e bomba pega fogo em posto de combustível de Foz do Iguaçu
AÇÕES DO GOVERNO MS
Reinaldo Azambuja propõe projeto com Itaipu para combater assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai
COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América